CHOJECKI et al.; (88. Chojecki P, Lamarre J, Buck M, St-Sauveur I, Eldaoud N, Purden M. Perceptions of a peer learning approach to pediatric clinical education. Int J Nurs Educ Scholarsh. 2010;7(1):Article 39.) 2010 |
Estudantes a frequentar o segundo ano do Curso de Enfermagem (n=10) e enfermeiros orientadores (n=2). |
Aprendizagem por pares, em contexto de ensino clínico. |
Comunicação e aprendizagem facilitadas, apoio físico e emocional. Competências técnicas e psicomotoras: liderança, pensamento crítico, conhecimentos específicos em relação ao contexto, compreensão e promoção da cooperação na aprendizagem. |
Qualitativo |
CHRISTIANSEN e BELL; (99. Christiansen A, Bell A. Peer learning partnerships: exploring the experience of pre-registration nursing students. J Clin Nurs. 2010;19(5-6):803-10.) 2010 |
Estudantes do primeiro e do terceiro ano do Curso de Enfermagem (n=54). |
Programa de tutoria entre estudantes. |
Redução do sentimento de isolamento social e ansiedade, promoção de apoio emocional, mecanismos de coping, aquisição de modelos de referência de atuação, e comunicação eficaz. |
Qualitativo |
GARRET et al.; (1010. Garrett B, MacPhee M, Jackson C. High-fidelity patient simulation: considerations for effective learning. Nurs Educ Perspect. 2010 Oct;31(5):309-13.) 2010 |
Estudantes de enfermagem séniores (n=30). |
Simulação de alta-fidelidade. Visionamento da gravação, debate e reflexão orientada. |
Exercício do trabalho em equipe, reconhecimento do impacto das suas intervenções, sentimento de confiança e de segurança para intervir. |
Qualitativo |
MORRISON e CANTAZARO; (1111. Morrison AM, Catanzaro AM. High-fidelity simulation and emergency preparedness. Public Health Nurs. 2010 Apr;27(2):164-73.) 2010 |
Estudantes no último ano do Curso de Enfermagem. |
Simulação de uma emergência de saúde pública. Aula teórica com powerpoint, vídeos e participação de peritos. Reflexão escrita e sessão de debate. |
Reforço das competências anteriormente adquiridas e desenvolvimento de novas competências: coordenação, liderança e trabalho em equipe. |
Qualitativo e quantitativo |
RUTH-SAHD et al.; (1212. Ruth-Sahd LA, Beck J, McCall C. Transformative learning during a nursing externship program: the reflections of senior nursing students. Nurs Educ Perspect. 2010 Mar-Apr;31(2):78-83.) 2010 |
Estudantes do último ano do Curso de Enfermagem (n=78). |
Curso clínico de verão ( Externship Nursing Program ). |
Comunicação, o ênfase nos cuidados individualizados, a importância do tempo para cuidar, o significado de ser “um bom enfermeiro”. |
Qualitativo |
SANDAHL et al.; (1313. Sandahl SS. Colaborative testing as a learning strategy in nursing education. Nurs Educ Perspect. 2010 May-Jun;31(3):142-7.) 2010 |
Estudantes séniores, a frequentar o Curso de Enfermagem (n=110). |
Aprendizagem por pares, em contexto de realização de exame teórico. |
Colaboração, desenvolvimento do conhecimento, pensamento crítico, tomada de decisão e as relações intergrupais. Promove a interação, a discussão, o debate de ideias, a escuta ativa, e o respeito pelo outro nas tomadas de decisão. |
Quantitativo |
WATT et al.; (1414. Watt E, Murphy M, Pascoe E, Scanlon A, Gan S. An evaluation of a structured learning programme as a component of the clinical practicum in final year bachelor of nursing programme: a pre–post-test analysis. J Clin Nurs. 2011;20(15-16):2286-93.) 2010 |
Estudantes do último ano do Curso de Enfermagem (n=118). |
Aprendizagem em grupo, orientação por colegas, debates reflexivos e simulações de baixa fidelidade. |
Redução da ansiedade e aumento da auto-eficácia. |
Quantitativo |
KAPLAN e URA; (1515. Kaplan B, Ura D. Use of multiple patient simulators to enhance prioritizing and delegating skills for senior nursing students. J Nurs Educ. 2010;49(7):371-7.) 2010 |
Estudantes (n=97) a frequentar o último semestre, do último ano do Curso de Enfermagem. |
Simulação com múltiplos manequins (três clientes em simultâneo). Reuniões de debate e reflexão crítica. |
Pensamento crítico, indispensável, tomada de decisão e para o trabalho em equipe. Capacidade para comunicar, priorizar, liderar, delegar e implementar ações de enfermagem a clientes em simultâneo. |
Quantitativo e qualitativo |
HUSEBø et al.; (1616. Husebø SE, Rystedt H, Friberg F. Educating for teamwork-nursing students’ coordination in simulated cardiac arrest situations. J Adv Nurs. 2011;67(10):2239-55.) 2011 |
Estudantes a frequentar o último semestre do terceiro ano (n=81). Enfermeiras (n=5). |
Simulação de emergência cardiorrespiratória de um cliente. Antes do treino, receberam formação sobre linhas orientadoras de ressuscitação europeia. |
Comunicação verbal e não verbal na intervenção em equipe. |
Qualitativo e quantitativo |
VOGT et al.; (1717. Vogt MA, Chavez R, Schaffner B. Baccalaureate nursing student experiences at a camp for children with diabetes: the impact of a service-learning model. Pediatr Nurs. 2011 Mar-Apr;37(2):69-73.) 2011 |
Estudantes do Curso de Enfermagem (n=26). |
Formação on-line, com discussão de estudos de caso relacionados com o contexto. Participação num campo de férias para crianças diabéticas, com posterior reflexão escrita (sob a forma de jornais reflexivos). |
Comunicação interpessoal e colaboração multiprofissional, exercício da liderança, pensamento crítico, gestão dos cuidados e participação nas tomadas de decisão diárias. |
Qualitativo e quantitativo |
BAXTER et al.; (1818. Baxter P, Aktar-Danesh N, Landeen J, Norman G. Teaching critical management skills to senior nursing students: videotaped or interactive hands-on instruction? Nurs Educ Perspect. 2012 Mar-Apr;33(2):106-10.) 2012 |
Estudantes voluntários do quarto ano do Curso de Enfermagem (n=27). |
Estratégias pedagógicas (de vídeo, presenciais e práticas), na resposta a situações simuladas de emergência. |
Aprendizagem e cooperação na intervenção em emergência. |
Quantitativo |
FAY-HILLIER et al.; (1919. Fay-Hillier TM, Regan RV, Gallagher Gordon M. Communication and patient safety in simulation for mental health nursing education. Issues Ment Health Nurs. 2012;33:718-26.) 2012 |
Estudantes (n=9) que frequentavam a unidade curricular de Saúde Mental do Curso de Enfermagem. |
Simulações com o recurso a Standardized Patients (SPs). Entrega de material pedagógico. Debate crítico. |
Saber fazer, aprender com os erros, analisar as crenças e preconceitos, melhorar a comunicação, incentivar a práticas colaborativas; crítica reflexiva. |
Qualitativo |
SHARPNACK e MADIGAN; (2020. Sharpnack PA, Madigan EA. Using low-fidelity simulation with sophomore nursing students in a baccalaureate nursing program. Nurs Educ Perspect. 2012 Jul-Aug;33(4):264-8.) 2012 |
Estudantes a frequentar o segundo ano do Curso de Enfermagem (n=32). |
Simulações de baixa fidelidade e “role play” . Sistemas electrónicos: Electronic Health Records (EHR), Computer Assisted instruction (CAI) e software Captivate® . |
Implementação da teoria na prática. O debate após a simulação permite a consolidação dos conhecimentos e a reflexão crítica das intervenções. |
Quantitativo e qualitativo |
SPENCE et al.; (2121. Spence D, Valiant S, Roud D, Aspinall C. Preparing registered nurses depends on “us and us and all of us”. Nurs Prax N Z. 2012;28(2):5-13.) 2012 |
Estudantes do segundo (n=8) e do terceiro ano (n=1 ou n=2). Enfermeiras e enfermeiras docentes (n=21). |
Ensino clínico, com inserção em contexto hospitalar. |
Inclusão na equipe de enfermagem, com possibilidade de desenvolvimento da sua capacidade para colaborar com a mesma. |
Qualitativo e quantitativo |
SVEJDA et al.; (2222. Svejda M, Goldberg J, Belden M, Potempa K, Calarco M. Building the clinical bridge to advance education, research, and practice excellence. Nurs Res Pract. 2012;2012:826061.) 2012 |
Estudantes no primeiro ano do Curso de Enfermagem, alvo do novo modelo de ensino clínico (n=61). Estudantes em contexto tradicional de ensino (n=61), no primeiro ano da mesma escola. |
Estágio clínico, simulações de alta fidelidade e realização de portfólios. |
Confiança e desenvolvimento da competência de intervenção nos cuidados, a integração na equipe de saúde, o desenvolvimento de relações e um sentimento de pertencimento à profissão. |
Qualitativo |
YONGE et al.; (2323. Yonge OJ, Myrick F, Ferguson L, Grundy Q. “You have to rely on everyone and they on you”: interdependence and the team-based rural nursing preceptorship. Online J Rural Nurs Health Care. 2013;13(1):4-25.) 2013 |
Estudantes do último ano do Curso de Enfermagem (n=4). Enfermeiros orientadores (n=4). |
Estágio clínico em meio rural. Fotografias narradas. |
Sentimento de pertencimento, e confiança na autonomia para agir. A interdependência, o reconhecimento do seu papel e dos restantes profissionais. |
Qualitativo |
ZANDEE et al.; (2424. Zandee, GL, Bossenbroek D, Slager D, Gordon B. Teams of community health workers and nursing students effect health promotion of underserved urban neighborhoods. Public Health Nurs. 2013;30(5):439-47.) 2013 |
Estudantes do Curso de Enfermagem. Residentes de três bairros desfavorecidos. |
Estágio clínico comunitário. |
Competências para intervir em equipe na resposta às necessidades de saúde pública/comunitária. |
Quantitativo |
ZARSHENAS et al.; (2525. Zarshenas L, Sharif F, Molazem Z, Khayyer M, Zare N, Ebadi A. Professional socialization in nursing: a qualitative content analysis. Iran J Nurs Midwifery Res. 2014 Jul;19(4):432-8.) 2014 |
Estudantes de enfermagem (n=35) a frequentar os semestres (do segundo ao oitavo). Enfermeiras (n=8). |
Estágio clínico. |
Integração em equipe de saúde, divisão do trabalho, assumir responsabilidade, sentimento de identificação com a profissão. |
Qualitativo |