RESUMO
Objetivos:
Construir e validar o conteúdo de recursos educativos digitais (REDs) para a promoção da saúde e segurança no trabalho de profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS).
Métodos:
Estudo metodológico constituído por duas etapas: 1) descreveu as fases da construção dos REDs; e 2) validou o conteúdo dos REDs por um Comitê de Especialistas, utilizando o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde e aplicou o teste de Índice de Validade de Conteúdo (IVC).
Resultados:
Construíram-se sete REDs, em formato de vídeo MP4. Estes REDs alcançaram o IVC global de 0,88 a 0,96. No domínio “objetivos” o IVC variou de 0,84 a 0,95; em “estrutura/apresentação” de 0,91 a 0,99; e “relevância” de 0,81 a 0,95.
Conclusões:
Os REDs são produtos validados que podem ser utilizados para a educação permanente em saúde dos profissionais da APS acerca da saúde e segurança no trabalho.
Palavras-chave:
Educação continuada; Saúde do trabalhador; Atenção primária à saúde; Filme e vídeo educativo; Enfermagem