Acessibilidade / Reportar erro

Práticas de enfermeiras da atenção primária à saúde no atendimento à pessoa em sofrimento psíquico

RESUMO

Objetivo:

Compreender as práticas de enfermeiras que atuam na Atenção Primária à Saúde no atendimento à pessoa em sofrimento psíquico.

Método:

Estudo qualitativo realizado com 30 enfermeiras com atuação direta na assistência na Atenção Primária à Saúde. Os dados foram obtidos no período de janeiro a março de 2023 por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram transcritas integralmente. O material resultante foi organizado no software IRaMuTeQ® e submetido ao processo de análise de conteúdo temática, ancorada nos preceitos da Teoria da Natureza do Sofrimento Humano de Eric Cassell.

Resultados:

Emergiram cinco categorias: 1. Causas do Sofrimento Psíquico (14,65%), 2. Necessidades da pessoa em sofrimento psíquico (31,3%), 3. Discussões de casos em equipe (26,5%), 4. Rede de atendimento da pessoa em sofrimento psíquico (15,99%) e 5. Instrumentos do cuidado (11,57%).

Considerações finais:

As práticas que as enfermeiras realizam envolvem espaços de escuta para expressão de sentimentos, discussão de casos em equipe e matriciamento e a compreensão de que o sofrimento psíquico é resultante de fatores ambientais, sociais e familiares. Relatam, no entanto, que não possuem formação para avaliar a pessoa em sofrimento psíquico e solicitam o desenvolvimento de protocolos institucionais e capacitações para subsidiar a assistência.

Descritores:
Atenção primária à saúde; Enfermagem; Saúde mental

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br