Acessibilidade / Reportar erro

O cuidado espiritual realizado em uma unidade de internação em adição

RESUMO

Objetivo:

Conhecer as práticas de cuidado espiritual de trabalhadores de saúde no contexto de uma unidade de internação para o tratamento de transtornos aditivos, visando incorporar uma prática assistencial ampliada.

Método:

Estudo qualitativo com referencial metodológico da Pesquisa Convergente Assistencial. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, três rodadas de conversas e conversas informais com 14 trabalhadores de saúde em uma unidade de internação em adição de julho a novembro de 2017. A análise das informações seguiu as etapas apreensão, síntese, teorização e transferência.

Resultados:

Emergiram quatro categorias: evocação dos valores éticos dos trabalhadores; respeito às crenças e valores do usuário; encontro trabalhador de saúde-usuário e cuidado espiritual em grupo. As principais ações destacadas foram individuais (relaxamento e oração) e coletivas (meditação, espiritualidade e 12 passos).

Conclusão:

As rodadas de conversas, realizadas nesta pesquisa, permitiram aos trabalhadores conversarem sobre o cuidado espiritual na adição, compreendendo melhor a sua relevância assistencial para atender às necessidades do paciente.

Palavras-chave:
Espiritualidade; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Saúde mental; Serviços de saúde mental; Enfermagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br