RESUMO
Objetivo:
Verificar se aspectos estruturais, uso prévio das tecnologias digitais e maneira de estudar de alunos de cursos presenciais interferem na motivação no uso dessas tecnologias em disciplinas on-line.
Método:
Estudo transversal quantitativo realizado com 713 estudantes universitários, entre maio e setembro de 2015. Foi aplicada a Escala de Avaliação de Fatores de Motivação com Relação à Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação ao Ensino. Realizou-se análise estatística descritiva e inferencial dos dados.
Resultados:
A vontade de fazer um curso a distância interferiu em quatro dos cinco fatores da escala. Ter um espaço para estudos e a maneira que o aluno refere aprender melhor interferiram interferiu na motivação intrínseca (p=0,006 e p=0,017, respectivamente).
Conclusão:
Predisposição para fazer algum curso a distância, ter um espaço adequado para estudar e conciliar os estudos com o uso de outros sites foram elementos positivos para a motivação dos alunos em disciplinas on-line.
Palavras chave:
Educação a distância; Educação superior; Tecnologia educacional; Comunicação; Motivação