Acessibilidade / Reportar erro

Experiência de parto de mulheres em uma maternidade signatária do Projeto Parto Adequado: estudo misto

RESUMO

Objetivo

Compreender a experiência de parto de mulheres assistidas em maternidade signatária do Projeto Parto Adequado.

Metodologia

Estudo misto, realizado em 2018. Aplicado o Teste de Associação Livre de Palavras em 62 gestantes e depois realizado entrevista aberta com 18 delas, então puérperas, e, para análise a Teoria do Núcleo Central, Nuvem de Palavras e Categorias temáticas, respectivamente.

Resultados

As palavras de predomínio reveladas na etapa quantitativa foram: dor, maravilhoso, recuperação, ansiedade e desejos. A análise qualitativa está apresentada pelas categorias temáticas “Inseguranças da mulher no modelo PPA” e “Novas perspectivas a partir da experiência no modelo PPA”.

Conclusões

As experiências das mulheres demonstraram que o modelo favoreceu a remodelagem da atenção ao parto. Entretanto, elas ainda vivenciam dor, insatisfação e falta de autonomia. A impossibilidade de escolha do profissional de confiança foi um gerador de insegurança, e as enfermeiras não tiveram voz nas decisões e ações no cuidado.

Palavras-chaves
Tocologia; Parto normal; Parto humanizado; Satisfação do paciente

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br