Acessibilidade / Reportar erro

Transição do cuidado de pacientes com doenças crônicas na alta da emergência para o domicílio

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a qualidade da transição do cuidado de pacientes com doenças crônicas não transmissíveis na alta do serviço de emergência para o domicílio.

Método:

Estudo epidemiológico observacional transversal realizado em serviço de emergência de hospital no Sul do Brasil com 117 pacientes e 81 cuidadores. Na coleta de dados, aplicou-se por telefone o instrumento Care Transitions Measure. Realizou-se análise estatística descritiva e analítica.

Resultados:

O escore total da qualidade da transição do cuidado foi próximo ao satisfatório (69,5). O fator “Preparação para autogerenciamento” teve maior escore (70,6), enquanto “Entendimento sobre medicações”, o menor (68,3). Escores inferiores foram obtidos nos itens relacionados a conhecimento sobre medicamentos e segurança em realizar os cuidados após a alta.

Conclusões:

Evidenciou-se qualidade moderada da transição do cuidado e necessidade de adoção de estratégias para melhorar o processo de alta da emergência e a continuidade do cuidado de portadores de doenças crônicas.

Palavras-chave:
Alta do paciente; Continuidade da assistência ao paciente; Doença crônica; Doenças não transmissíveis; Enfermagem em emergência

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br