Acessibilidade / Reportar erro

A importância do pensamento lógico para o cuidado clínico de enfermagem

RESUMO

Objetivo

Apresentar uma reflexão sobre a importância do pensamento lógico para o cuidado clínico de enfermagem.

Método

Estudo de reflexão.

Reflexão

Pensar em exercer o cuidado clínico eficaz remete à necessidade de um pensamento lógico e raciocínio adequado para a realização de práticas de enfermagem seguras e eficazes. Para tanto, considera-se inquestionável a formação baseada nos princípios filosóficos que estimulem o incremento do pensamento lógico e crítico, assegurando aos profissionais a sistematização da assistência com aplicação do processo de enfermagem a partir do entendimento científico e argumentos sólidos abalizados pelo caminho da verdade, moral, ética e autocrítica, de forma a favorecer a valorização das práticas clínicas.

Considerações finais

Ratifica-se a importância do pensamento lógico para o cuidado de enfermagem fundamentando a Sistematização da Assistência de Enfermagem e as etapas do Processo de Enfermagem. Desta forma, o enfermeiro pode fazer uso do raciocínio clínico propiciando uma atuação profissional humana, ética e eficaz.

Palavras-chave
Enfermagem; Lógica; Tomada de decisão clínica

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br