Acessibilidade / Reportar erro

Fatores de risco modificáveis para doenças cardiovasculares e qualidade de vida de ingressantes da graduação de enfermagem

RESUMO

Objetivo

Descrever os fatores de risco para doenças cardiovasculares e a qualidade de vida de alunos ingressantes no curso de enfermagem.

Métodos

Estudo transversal realizado com ingressantes no curso de enfermagem de uma Universidade Pública de São Paulo, Brasil. Os alunos responderam a nove questionários e as circunferências cervical e abdominal foram medidas, juntamente com peso e altura, pressão arterial, perfil lipídico e glicemia capilar.

Resultados

67 alunos foram incluídos. Alguns estudantes apresentaram inatividade física (73,1%), 7,5% reportaram tabagismo, 40,3% consumiam álcool, 25,4% estavam acima do peso e 16,4% tinham aumento do colesterol total. Sintomas de depressão, ansiedade e estresse também foram reportados, assim como sonolência diurna excessiva, risco de apneia do sono e uso de risco ou nocivo de álcool. Quanto a qualidade de vida, os domínios com menor pontuação foram vitalidade e aspecto emocional.

Conclusão

Os fatores de risco mais prevalentes encontrados nos alunos foram sedentarismo, sonolência diurna excessiva e estresse.

Palavras-chave
Estudantes de enfermagem; Doenças cardiovasculares; Fatores de risco; Qualidade de vida

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br