Acessibilidade / Reportar erro

Vislumbrando uma possibilidade para o envelhecimento ativo: as atividades universitárias para idosos

RESUMO

Objetivo

Desvelar as condições que permitem à Universidade Aberta à Terceira Idade configurar-se como possibilidade para o envelhecimento ativo.

Método

Estudo qualitativo ancorado no referencial teórico do Interacionismo Simbólico e metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram, no período de abril a outubro de 2020, por meio de entrevistas individuais, 14 idosos, dois coordenadores e seis docentes vinculados às atividades universitárias para idosos. A análise dos dados foi realizada por três etapas interdependentes de codificações - aberta, axial e integração - com apoio do software Atlas.ti.

Resultados

As condições que permitem ao programa configurar-se como oportunidade para o envelhecimento ativo relacionam-se aos significados atribuídos sobre envelhecer bem; à determinação social da participação; às motivações na busca pelo programa; às funções executadas pelo programa e; às políticas públicas e institucionais da universidade a qual se vincula.

Considerações Finais

As atividades universitárias para idosos são uma possibilidade para o envelhecimento ativo, mas barreiras socialmente construídas dificultam o acesso às mesmas.

Palavras-chave
Envelhecimento saudável; Universidades; Aposentadoria

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br