The effect of a patient centred care bundle intervention on pressure ulcer incidence (INTACT): A cluster randomised trial. Austrália Chaboyer, et al., 201620. Chaboyer W, Bucknall T, Webster J, McInnes E, Gillespie BM, Banks M, et al. The effect of a patient centred care bundle intervention on pressure ulcer incidence (INTACT): a cluster randomised trial. Int J Nurs Stud. 2016;64:63-71. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016.09.015. https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016....
(2020. Chaboyer W, Bucknall T, Webster J, McInnes E, Gillespie BM, Banks M, et al. The effect of a patient centred care bundle intervention on pressure ulcer incidence (INTACT): a cluster randomised trial. Int J Nurs Stud. 2016;64:63-71. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016.09.015. https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016....
) |
1.600 |
Ensaio clínico randomizado |
Avaliar a eficácia de um conjunto de cuidados sobre prevenção de lesões por pressão (LPP), na redução da incidência de LPPs, e aumentar a participação ativa dos pacientes no processo de prevenção de LPPs. |
Receberam informações sobre prevenção de lesão por pressão por meio de pôsteres, folhetos e DVD. Foi avaliado a incidência de LPP nos participantes e a utilização de uma escala para mensurar a participação do paciente na prevenção de LPP. |
Receberam atendimento- padrão baseado nos guidelines regionais. |
Houve redução na incidência de LPP no GI (p<0,0001). A razão de risco bruto indicou uma redução de 52% no risco de desenvolver LPP associado à intervenção, em comparação com o tratamento-padrão, porém esta diferença não foi estatisticamente significativa. Não houve diferença entre os grupos quanto à participação do paciente na prevenção de LPP (p=0,124)). |
A randomized controlled trial to improve engagement of hospitalized patients with their patient portals. EUA Greysen, et al., 201821. Greysen SR, Harrison JD, Rareshide C, Magan Y, Seghal N, Rosenthal J, et al. A randomized controlled trial to improve engagement of hospitalized patients with their patient portals. J Am Med Inform Assoc. 2018;25(12):e1626-33. doi: https://doi.org/10.1093/jamia/ocy125. https://doi.org/10.1093/jamia/ocy125...
(2121. Greysen SR, Harrison JD, Rareshide C, Magan Y, Seghal N, Rosenthal J, et al. A randomized controlled trial to improve engagement of hospitalized patients with their patient portals. J Am Med Inform Assoc. 2018;25(12):e1626-33. doi: https://doi.org/10.1093/jamia/ocy125. https://doi.org/10.1093/jamia/ocy125...
) |
97 |
Ensaio clínico randomizado |
Avaliar a eficácia de orientações educativas para aumentar o envolvimento do paciente no uso de seus aplicativos, durante a hospitalização e após a alta. |
Receberam orientações verbais à beira leito, por meio de material educacional estruturado, abordando a relevância do uso do aplicativo, a importância do uso pós-alta e suas principais funções. Os participantes foram avaliados pelo número de acessos às funções do aplicativo. |
Orientações para iniciantes apenas para registro de login no aplicativo. Nenhuma outra assistência sobre como usar o aplicativo foi oferecida. |
O GI apresentou maiores médias quanto ao envolvimento e à utilização do aplicativo, comparado ao GC, com significância estatística apenas no acesso à função de mensagens ambulatoriais (p=0,04). |
Facilitating Inpatients’ Family Members to Learn: A Learning Engagement Promoting Model to Develop Interactive E-Book Systems for Patient Education. China Huang; Hwang, 201922. Huang H, Hwang GJ. Facilitating inpatients’ family members to learn: a learning engagement-promoting model to develop interactive e-book systems for patient education. J Educ Techno Soc. 2019 [cited 2021 Mar 12];22(3):74-87. Available from: https://www.jstor.org/stable/pdf/26896711.pdf . https://www.jstor.org/stable/pdf/2689671...
(2222. Huang H, Hwang GJ. Facilitating inpatients’ family members to learn: a learning engagement-promoting model to develop interactive e-book systems for patient education. J Educ Techno Soc. 2019 [cited 2021 Mar 12];22(3):74-87. Available from: https://www.jstor.org/stable/pdf/26896711.pdf . https://www.jstor.org/stable/pdf/2689671...
) |
74 |
Ensaio clínico randomizado |
Avaliar se a utilização de e-book interativo é capaz de melhorar a cognição, aprendizagem, motivação e satisfação do paciente e dos familiares sobre a segurança do paciente. |
Receberam informações sobre segurança do paciente, por meio da utilização de e-book. Utilizou-se um questionário adaptado para mensurar a cognição, motivação e satisfação dos participantes e uma entrevista para avaliar a percepção e opinião sobre o e-book. |
Receberam informações sobre segurança do paciente via instruções escritas e verbais. |
A utilização da intervenção foi significativa para a cognição do paciente e seus familiares quanto à segurança do paciente. GI (p <0,01). Além disso, melhorou atitudes de aprendizagem (p<0,05), motivação para aprender (p<0,01) e a satisfação com o uso da tecnologia (p<0,05). |
Can patient involvement improve patient safety? A cluster randomised control trial of the Patient Reporting and Action for a Safe Environment (PRASE) intervention. Reino Unido Lawton, et al., 2016(2323. Lawton R, O'Hara JK, Sheard L, Armitage G, Cocks K, Buckley H, et al. Can patient involvement improve patient safety? a cluster randomised control trial of the Patient Reporting and Action for a Safe Environment (PRASE) intervention. BMJ Qual Saf. 2017;26(8):622-31. doi: https://doi.org/10.1136/bmjqs-2016-005570. https://doi.org/10.1136/bmjqs-2016-00557...
) |
2.115 |
Ensaio clínico randomizado |
Avaliar a eficácia de uma intervenção, baseada no feedback do paciente sobre cuidado seguro, para melhorar a segurança do paciente, a partir da diminuição de danos ao paciente. |
Os pacientes realizaram feedback a partir de um questionário sobre sua percepção do cuidado seguro e o relato de experiências relacionadas a eventos adversos que já tiveram. Os pesquisadores avaliaram o feedback do paciente e elaboraram um plano de ação em conjunto. Após, compararam se o plano de ação reduziu a incidência de danos ao paciente. |
Os pacientes realizaram feedback, porém não foi traçado plano de ação. |
O plano de ação elaborado em conjunto com o paciente do GI não apresentou redução de danos aos pacientes. |
Effects of an educational patient safety campaign on patients’ safety behaviours and adverse events. Suíça Schwappach, et al., 2011(2424. Schwappach DLB, Frank O, Buschmann U, Babst R. Effects of an educational patient safety campaign on patients' safety behaviours and adverse events. J Eval Clin Pract. 2013;19(2):285-91. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012.01820.x. https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012...
) |
420 |
Ensaio clínico randomizado |
Investigar os efeitos de um aviso de segurança do paciente sobre as percepções de risco, do controle comportamental e desempenho de comportamentos de segurança e experiências com eventos adversos. |
Orientações por meio de um livreto com recomendações sobre práticas seguras, durante sua admissão no hospital. Construiu-se um questionário para avaliar a percepção dos participantes quanto ao seu envolvimento na segurança no cuidado. |
Cuidados/ orientações padrão |
GI apresentou melhor percepção e comportamento quanto à sua segurança (p=0,010) e relataram menos experiências com eventos adversos e práticas inseguras comparado ao GC (p=0,009). |
Patients’ and health care professionals’ attitudes towards the PINK patient safety video. Reino Unido Davis, et al., 201225. Davis RE, Pinto A, Sevdalis N, Vincent C, Massey R, Darzi A. Patients' and health care professionals' attitudes towards the PINK patient safety video. J Eval Clin Pract. 2012;18(4):e848-53. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011.01688.x. https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011...
(2525. Davis RE, Pinto A, Sevdalis N, Vincent C, Massey R, Darzi A. Patients' and health care professionals' attitudes towards the PINK patient safety video. J Eval Clin Pract. 2012;18(4):e848-53. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011.01688.x. https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011...
) |
296 |
Quase experimental |
Avaliar atitudes de pacientes e profissionais de saúde referente a um vídeo educativo para promover o envolvimento do paciente em comportamentos relacionados à segurança. |
Pacientes assistiram a um vídeo animado sobre sua contribuição na prevenção de erros durante prestação de cuidado. Responderam a um questionário sobre suas atitudes em relação ao envolvimento com questões de segurança, antes e após o vídeo. |
NA |
O vídeo aumentou a percepção do paciente sobre a importância do envolvimento nas questões de segurança, sendo significativo para os domínios higienização das mãos dos profissionais e à higiene pessoal (p<0,05). |
Patients’ attitudes towards patient involvement in safety interventions: results of two exploratory studies. Reino Unido Davis, et al., 201326. Davis RE, Sevdalis N, Pinto A, Darzi A, Vincent CA. Patients' attitudes towards patient involvement in safety interventions: results of two exploratory studies. Health Expect. 2013;16(4):e164-76. doi: https://doi.org/10.1111/j.1369-7625.2011.00725.x. https://doi.org/10.1111/j.1369-7625.2011...
(2626. Davis RE, Sevdalis N, Pinto A, Darzi A, Vincent CA. Patients' attitudes towards patient involvement in safety interventions: results of two exploratory studies. Health Expect. 2013;16(4):e164-76. doi: https://doi.org/10.1111/j.1369-7625.2011.00725.x. https://doi.org/10.1111/j.1369-7625.2011...
) |
80 |
Quase experimental |
Avaliar atitude dos pacientes em relação a um vídeo e um folheto para incentivar o envolvimento do paciente em comportamentos relacionados às práticas seguras. |
Os pacientes assistiram a um vídeo animado incentivando-os a participar da gestão do cuidado seguro. O folheto abordava a participação do paciente em comportamentos relacionados à segurança assistencial. Os pacientes responderam a uma escala sobre o quão confortáveis eles estavam em participar de alguns comportamentos voltados à segurança. |
NA |
O vídeo e o folheto aumentaram a percepção do paciente nas questões relacionadas à higienização das mãos e à notificação dos erros (p<0,05). Porém comportamentos relacionados a erros de medicações não foram significativos (p>0,05) para melhorar a percepção do paciente. |
Engaging hospital patients in the medication reconciliation process using tablet computers. EUA Prey, et al., 201827. Prey JE, Polubriaginof F, Grossman LV, Creber RM, Tsapepas D, Perotte R, et al. Engaging hospital patients in the medication reconciliation process using tablet computers. J Am Med Inform Assoc. 2018;25(11):1460-9. doi: https://doi.org/10.1093/jamia/ocy115. https://doi.org/10.1093/jamia/ocy115...
(2727. Prey JE, Polubriaginof F, Grossman LV, Creber RM, Tsapepas D, Perotte R, et al. Engaging hospital patients in the medication reconciliation process using tablet computers. J Am Med Inform Assoc. 2018;25(11):1460-9. doi: https://doi.org/10.1093/jamia/ocy115. https://doi.org/10.1093/jamia/ocy115...
) |
65 |
Quase experimental |
Determinar se uma ferramenta eletrônica de revisão de medicamentos pode melhorar a segurança da medicação durante a hospitalização. |
Utilizaram um aplicativo eletrônico, após admissão hospitalar, para selecionar os medicamentos domiciliares de que faziam uso. Após, a lista de medicamentos foi impressa e o pesquisador responsável estimulou os pacientes a compará-la com a lista de medicamentos elaborada pela equipe de reconciliação medicamentosa. |
NA |
Pacientes apresentaram maior envolvimento com a reconciliação medicamentosa, após o uso do aplicativo eletrônico. Apenas o item de reconhecimento das medicações discrepantes entre a lista que preencheram e a elaborada pela equipe de reconciliação apresentou resultados significativos (p=0,021). |
Innovating fall safety. Engaging patients as experts. EUA Radecki et al., 202028. Radecki B, Keen A, Miller J, McClure JK, Kara A. Innovating fall safety: engaging patients as expert. J Nurs Care Qual. 2020;35(3):220-6. doi: https://doi.org/10.1097/NCQ.0000000000000447. https://doi.org/10.1097/NCQ.000000000000...
(2828. Radecki B, Keen A, Miller J, McClure JK, Kara A. Innovating fall safety: engaging patients as expert. J Nurs Care Qual. 2020;35(3):220-6. doi: https://doi.org/10.1097/NCQ.0000000000000447. https://doi.org/10.1097/NCQ.000000000000...
) |
203 |
Quase experimental |
Avaliar o envolvimento do paciente no desenvolvimento de um plano de ação para prevenção de quedas. |
Orientações verbais e folders sobre prevenção de quedas e elaboração de um plano de ação individualizado. Utilizou-se um questionário para avaliar a participação do paciente na prevenção de quedas e a incidência de quedas. |
NA |
A intervenção melhorou o envolvimento do paciente na prevenção de quedas (p=0,0007) e diminuiu a incidência de quedas. |
Effects of self-education on patient safety via smartphone application for self-efficacy and safety behaviors of inpatients in korea. Coréia do Sul Cho; Lee, 202129. Cho S, Lee E. Effects of self-education on patient safety via smartphone application for self-efficacy and safety behaviors of inpatients in Korea. Healthc Inform Res. 2021;27(1):48-56. doi: https://doi.org/10.4258/hir.2021.27.1.48. https://doi.org/10.4258/hir.2021.27.1.48...
(2929. Cho S, Lee E. Effects of self-education on patient safety via smartphone application for self-efficacy and safety behaviors of inpatients in Korea. Healthc Inform Res. 2021;27(1):48-56. doi: https://doi.org/10.4258/hir.2021.27.1.48. https://doi.org/10.4258/hir.2021.27.1.48...
) |
94 |
Quase experimental |
Determinar se a intervenção autoeducativa sobre segurança do paciente por meio de aplicativo de smartphone pode melhorar a autoeficácia e comportamentos de segurança dos pacientes. |
Pacientes receberam um smartphone com conteúdo (leitura, imagens e vídeos) sobre a importância da segurança do paciente, principais eventos adversos e dicas para melhorar a segurança no cuidado. Foi utilizada uma escala para mensurar comportamento de segurança dos pacientes. |
NA |
Houve melhora significativa do comportamento de segurança após a intervenção (p<0,001). |
An education intervention care bundle to improve hospitalised patients' pressure injury prevention knowledge: a before and after study. Austrália Deakin et al., 202030. Deakin J, Gillespie BM, Chaboyer W, Nieuwenhoven P, Latimer S. An education intervention care bundle to improve hospitalised patients’ pressure injury prevention knowledge: a before and after study. Wound Pract Res. 2020;28(4):154-62. doi: https://doi.org/10.33235/wpr.28.4.154-162. https://doi.org/10.33235/wpr.28.4.154-16...
(3030. Deakin J, Gillespie BM, Chaboyer W, Nieuwenhoven P, Latimer S. An education intervention care bundle to improve hospitalised patients’ pressure injury prevention knowledge: a before and after study. Wound Pract Res. 2020;28(4):154-62. doi: https://doi.org/10.33235/wpr.28.4.154-162. https://doi.org/10.33235/wpr.28.4.154-16...
) |
80 |
Quase experimental |
Avaliar a participação do paciente na prevenção de lesão por pressão antes e após a estratégia educativa. |
Foi utilizado um bundle de cuidados para prevenção de lesão por pressão por meio de pôster, folheto e vídeo para estimular o envolvimento dos pacientes. Utilizou-se escala validada para avaliar o envolvimento do paciente. |
NA |
Após a intervenção houve melhora na participação do paciente nos cuidados para prevenção de lesão por pressão (p<0,001) |
Development and effectiveness of a patient safety education program for inpatients. Coréia do Sul Shin et al., 202131. Shin SH, Kim MJ, Moon HJ, Lee EH. Development and effectiveness of a patient safety education program for inpatients. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(6):3262. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph18063262. https://doi.org/10.3390/ijerph18063262...
(3131. Shin SH, Kim MJ, Moon HJ, Lee EH. Development and effectiveness of a patient safety education program for inpatients. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(6):3262. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph18063262. https://doi.org/10.3390/ijerph18063262...
) |
69 |
Quase experimental |
Avaliar um programa de educação em segurança do paciente entre pacientes hospitalizados sobre conhecimento, percepção e participação do paciente nas práticas seguras. |
Vídeos educativos sobre itens gerais da segurança do paciente e medidas preventivas de queda, infecção, LPP e participação do paciente. Utilizou-se questionário para avaliar o conhecimento, a percepção e a intenção em participar das questões de segurança. |
Orientações conforme rotina institucional |
GI apresentou melhores escores no conhecimento (p<0,001) e na percepção (p=0,04) quanto à segurança do paciente. Não houve diferença significativa entre os GI e GC quanto à intenção em participar das questões de segurança (p=0,478). |