RESUMO
Objetivo:
Elaborar e validar uma História em Quadrinhos para a população adulta sobre prevenção e primeiros socorros para queimaduras.
Método:
Pesquisa aplicada, quantitativa, conduzida em hospital universitário, norteada pela Teoria Social Cognitiva. Elaborou-se uma História em Quadrinhos, seguida de Validação de Conteúdo com 12especialistas e Validação Semântica com 30 adultos. Utilizou-se o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde e Suitability Assessment of Materials para coleta dos dados e a análise deu-se por Índice de Validação de Conteúdo, com mínimo de 0,8.
Resultados:
A versão final possui dez páginas, na modalidade impressa e virtual. O índice global de concordância foi 0,963 em conteúdo e 0,987 em semântica. As adequações principais foram na linguagem e layout da capa.
Conclusão:
Os níveis de concordância foram satisfatórios, determinando a validade da História em Quadrinhos, configurando-a como recurso simples e acessível para a educação em saúde sobre queimaduras para adultos.
Palavras-chave:
Queimaduras; Prevenção de acidentes; Primeiros socorros; Educação em saúde; Pesquisa translacional biomédica