Acessibilidade / Reportar erro

Cuidado em saúde mental infantil no contexto da Estratégia da Saúde da Família: estudo avaliativo

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o cuidado em saúde mental à criança no contexto da Estratégia de Saúde da Família - ESF, a partir da perspectiva dos profissionais.

Métodos:

Estudo qualitativo, tipo estudo de caso, utilizou-se a Avaliação de Quarta Geração como referencial metodológico. Participaram 14 profissionais de duas equipes da Estratégia de Saúde da Família do município de Porto Alegre/RS. A coleta de dados ocorreu entre maio e agosto de 2018, consistiu em observação e entrevista através do círculo hermenêutico dialético, e análise através do Método Comparativo Constante.

Resultados:

Emergiu a categoria analítica Cuidado de Saúde Mental destinado à Criança relacionada visita domiciliar, rede de cuidados, matriciamento, reunião de equipe e espaço na agenda médica.

Conclusões:

Os resultados demonstram que a ESF se constitui em um importante espaço de cuidado psicossocial, ao mesmo tempo encontra fragilidades no trabalho intersetorial e necessita de apoio da rede de serviços de saúde mental para o acompanhamento de crianças e famílias.

Palavras-chave:
Saúde mental; Estratégia Saúde da Família; Sistemas de apoio psicossocial

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br