Acessibilidade / Reportar erro

Níveis do peptídeo natriurético tipo B e acurácia diagnóstica: volume de líquidos excessivo

RESUMO

Objetivo:

Analisar o comportamento do peptídeo natriurético tipo B (BNP) na presença de características definidoras (CDs) do diagnóstico de enfermagem Excesso de volume de líquidos (00026) em pacientes hospitalizados por insuficiência cardíaca descompensada.

Métodos:

Estudo de coorte com pacientes internados com insuficiência cardíaca descompensada (setembro-2015 a setembro-2016), definida pelos Critérios de Boston. Pacientes hospitalizados por mais de 36 horas, valor de BNP ≥ 100 pg/ml foram incluídos; valores de BNP basal-final foram comparados pelo teste Wilcoxon; as CDs no basal-final foram comparadas pelo teste t pareado.

Resultados:

Sessenta e quatro pacientes foram incluídos; houve correlação positiva significativa entre o delta de BNP com o número de CDs presentes na avaliação clínica inicial.

Conclusões:

O comportamento do BNP foi correlacionado com as CDs, indicando congestão. Com a compensação clínica, as CDs e a concentração de BNP diminuíram. O uso deste biomarcador pode fornecer precisão adicional à avaliação de enfermagem.

Palavras-chave:
Insuficiência cardíaca; Diagnóstico de enfermagem; Biomarcadores; Enfermagem; Cardiologia; Sinais e sintomas

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br