RESUMO
Objetivo: Compreender a percepção da equipe de enfermagem quanto ao uso da tecnologia para uma assistência segura no perioperatório pediátrico, por meio da imagem.
Método: Pesquisa qualitativa, utilizou o referencial teórico a Tecnologia Específica de Enfermagem de Nietsche, com 18 profissionais de enfermagem do perioperatório de um hospital geral da região sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu de junho a agosto de 2018, a partir de entrevista semiestruturada e a produção de imagens. Analisados por meio da Análise Temática de Conteúdo. Aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Santa Catarina.
Resultados: A categoria Tecnologias de Enfermagem utilizadas para a segurança do paciente pediátrico no perioperatório, com 250 fotografias ilustrando fatos, situações e artefatos considerados tecnologias de enfermagem usadas na assistência segura.
Conclusões: Na percepção da equipe, a segurança do paciente envolve uso de tecnologias integradas à assistência perioperatória e a aspectos estruturais, físicos e de insumo.
Palavras-chave: Segurança do paciente; Pediatria; Assistência perioperatória; Enfermagem; Tecnologia