Acessibilidade / Reportar erro

Experiências vivenciadas por familiares sobreviventes ao suicídio: abordagem de narrativas biográficas

RESUMO

Objetivo:

Compreender as experiências vivenciadas por familiares sobreviventes ao suicídio e descrever as tipologias de casos biográficos por meio da abordagem de entrevistas e análise de narrativas biográficas.

Método:

Pesquisa qualitativa, de abordagem reconstrutiva de casos biográficos de Rosenthal fundamentada na sociologia fenomenológica de Schutz. Foram realizadas entrevistas narrativas entre novembro/2017 e fevereiro/2018, em uma cidade no sul do Brasil, com onze familiares sobreviventes ao suicídio. A análise seguiu as etapas da reconstrução de caso biográfico de Rosenthal.

Resultados:

Apresenta-se a reconstrução de dois casos biográficos com tipologias distintas: papel materno diante do suicídio e estigmatização social; significação cultural de família como um recurso para o enfrentamento do suicídio.

Conclusão:

Considera-se relevante ouvir esses familiares, pois a compreensão de suas experiências pode subsidiar os profissionais da área na implementação de ações de cuidado.

Palavras-chave:
Família; Suicídio; Narrativa pessoal; Biografia; Saúde mental

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br