Acessibilidade / Reportar erro

Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura

Objetivo:

analisar o conhecimento produzido sobre docência no ensino superior em enfermagem.

Método:

revisão integrativa de literatura de artigos completos disponíveis nas bases de dados LILACS, SciELO, BDENF e ERIC, por meio dos descritores "docentes de enfermagem" e "prática do docente de enfermagem" e das palavras-chave "docência em enfermagem" ou "ensino em enfermagem" e "professores de enfermagem"e "saberes docentes", em português, inglês ou espanhol, publicados no período de janeiro de 2008 a novembro de 2013.

Resultados:

foram identificados 31 artigos. Os dados originaram as seguintes categorias temáticas: Formação para a docência, Conflito de papéis: ser enfermeiro e ser professor e Organização do trabalho docente.

Conclusões:

constatou-se que existem inúmeros hiatos para compreensão da atividade docente na enfermagem. As preocupações identificadas podem oferecer subsídios para a compreensão do universo docente e as concepções sobre ser professor na enfermagem.

Docentes de enfermagem; Prática do docente de enfermagem; Ensino


Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br