Acessibilidade / Reportar erro

Atuação de estudantes de enfermagem em um serviço de telessaúde durante a pandemia COVID-19

RESUMO

Objetivo:

Conhecer as experiências de estudantes de enfermagem na atuação em um serviço de telessaúde para enfrentamento da COVID-19.

Método:

Estudo qualitativo, exploratório e descritivo, realizado com 31 estudantes de graduação em enfermagem de uma Universidade Federal localizada no extremo Sul do Brasil. Os dados foram coletados em outubro de 2020, por meio de um questionário online, no qual procedeu-se a análise textual discursiva.

Resultados:

Foram identificadas as facilidades, fragilidades e potencialidades na atuação de estudantes de enfermagem em um serviço de telessaúde, constatando-se que o mesmo constitui-se de uma estratégia favorável tanto para o desenvolvimento de habilidades e competências na formação dos estudantes quanto para o enfrentamento da pandemia COVID-19.

Conclusão:

Constatou-se que o estudo conseguiu identificar as experiências dos estudantes em relação à atuação em um serviço de telessaúde no enfrentamento da COVID-19, demonstrando a importância de incluir esse serviço no cotidiano do cuidado em saúde.

Palavras-chave:
Enfermagem; Infecções por coronavírus; Telemedicina

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br