Fonseca et al.2121. Fonseca LM, Aredes ND, Fernandes AM, Batalha LM, Apóstolo JM, Martins JC, et al. Computer and laboratory simulation in the teaching of neonatal nursing: Innovation and impact on learning. Rev Latino-Am Enfermagem. 2016;24:e2808. doi: https://doi.org/10.1590/1518-8345.1005.2808 https://doi.org/10.1590/1518-8345.1005.2...
Computer and laboratory simulation in the teaching of neonatal nursing: Innovation and impact on learning. |
Compreender a avaliação clínica da oxigenação de recém-nascido pré-termo em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Habilidades: cognitiva (conhecimento) e afetivas (satisfação). |
Estudo quasi-experimental com 14 estudantes. Intervenção: uso de Serious game e-Baby. O grupo experimental (n=7) foi submetido ao serious game; o grupo controle (n=7) foi submetido a simulação laboratorial. |
O serious game demonstrou diferença estatisticamente significante (p=0,001) na habilidade cognitiva. Os alunos demonstraram-se satisfeitos com o jogo. Houve melhora no conhecimento e na satisfação. Recomenda-se o serious game enfermagem. |
Tan et al.2222. Tan AJ, Lee CC, Lin PY, Cooper S, Lau LS, Chua WL, et al. Designing and evaluating the effectiveness of a serious game for safe administration of blood transfusion: a randomized controlled trial. Nurse Educ Today. 2017;55:38-44. doi: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.04.027 https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.04.0...
Designing and evaluating the effectiveness of a serious game for safe administration of blood transfusion: A randomized controlled trial. |
Conhecer e aplicar o procedimento de transfusão sanguínea e os cuidados específicos frente a reação transfusional. Habilidades: cognitiva (conhecimento), psicomotoras, (procedimentais) e afetivas (confiança). |
Estudo experimental randomizado, com 103 estudantes. Intervenção: uso de serious game sobre transfusão de sangue. O grupo experimental (n=57) realizou serious game associado a palestras; o grupo controle (n=46) foi submetido a palestras. |
Houve melhora significativa (p<0,001) no conhecimento do grupo experimental, alta performance psicomotora, porém sem significância estatística e desenvolvimento de confiança. Recomenda-se adotar o serious game para desenvolver habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas em enfermagem. |
Bayram et al.2323. Bayram SB, Caliskan N. Effect of a game-based virtual reality phone application on tracheostomy care education for nursing students: a randomized controlled trial. Nurse Educ Today. 2019;79:25-31. doi: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2019.05.010 https://doi.org/10.1016/j.nedt.2019.05.0...
Effect of a game-based virtual reality phone application on tracheostomy care education for nursing students: A randomized controlled trial. |
Conhecer e aplicar os cuidados de enfermagem referentes a pacientes traqueostomizados. Habilidades: cognitivas (conhecimento) e psicomotoras (procedimental). |
Estudo experimental, randomizado, com 86 estudantes. Intervenção: serious game sobre cuidados com traqueostomia. O grupo experimental (n=43) foi submetido ao serious game, aulas expositivas e treinamento de laboratório. O grupo controle (n=43) a aulas expositivas e treinamento de laboratório. |
Não houve diferença estatisticamente significativa para o conhecimento entre os grupos (p>0,05), no entanto, os escores de habilidades psicomotoras foram maiores para o grupo experimental (p=0,017). Recomenda-se o serious game para aprendizagem em enfermagem. |
Boada et al.2424. Boada I, Rodriguez-Benitez A, Garcia-Gonzalez JM, Olivet J, Carreras V, Sbert M. Using a serious game to complement CPR instruction in a nurse faculty. Comput Methods Programs Biomed. 2015;122(2):282-91. doi: https://doi.org/10.1016/j.cmpb.2015.08.006 https://doi.org/10.1016/j.cmpb.2015.08.0...
Using a serious game to complement CPR instruction in a nurse faculty. |
Conhecer e aplicar o atendimento de uma parada cardiorrespiratória por meio de ressuscitação cardiopulmonar. Habilidades: cognitivas (conhecimento) e psicomotoras (procedimental). |
Estudo experimental, randomizado, com 109 estudantes. Intervenção: serious game LISSA para o ensino de parada cardiorrespiratória. O grupo experimental (n=67) realizou o serious game, aula expositiva e treinamento de laboratório. O grupo controle (n=42) aula expositiva e treinamento de laboratório. |
O grupo experimental obteve escores de conhecimento significativamente melhores (p<0,05) do que o grupo controle. O grupo intervenção também apresentou melhora nas habilidades psicomotoras. O uso do LISSA melhora o conhecimento e as habilidades dos alunos em RCP. |
Aljezawi et al.2525. Aljezawi M, Albashtawy M. Quiz game teaching format versus didactic lectures. Br J Nurs. 2015;24(2):86,88-92. doi: https://doi.org/10.12968/bjon.2015.24.2.86 https://doi.org/10.12968/bjon.2015.24.2....
Quiz game teaching format versus didactic lectures |
Compreender os modelos de organização de atendimento ao paciente, incluindo a assistência de enfermagem, trabalho em equipe, atenção primária de enfermagem e gerenciamento de casos. Habilidades: cognitivas (conhecimento) e afetivas (satisfação) |
Estudo experimental, randomizado, com 66 estudantes. Intervenção: uso do serious game. Grupo experimental (n=34) submetido ao serious game. Grupo controle (n=32) aula expositiva. |
Os estudantes submetidos ao jogo tiveram pontuações significativamente mais altas para o conhecimento (grupo controle: 9,63±1,79; grupo experimental 11,34±2,17; p<0,001), e sua retenção (grupo controle: 7,10±1,49; grupo experimental: 9,00 ± 2,08; p<0,001). Houve diferença estatisticamente significante na satisfação do grupo intervenção (p<0,001). Recomenda-se adotar o serious game para o ensino. |
LeFlore et al.2626. LeFlore JL, Anderson M, Zielke MA, Nelson KA, Thomas PE, Hardee G, et al. Can a virtual patient trainer teach student nurses how to save lives -- teaching nursing students about pediatric respiratory diseases. Simul Healthc. 2012;7(1):10-7. doi: https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e31823652de https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e318236...
Can a virtual patient trainer teach student nurses how to save lives--teaching nursing students about pediatric respiratory diseases |
Conhecer os diferentes sinais e sintomas associados a doenças respiratórias pediátricas e o melhor cuidado. Habilidades: cognitivas (conhecimento) e psicomotoras (procedimentais) |
Estudo experimental, randomizado, com 93 estudantes. Intervenção: serious game sobre ventilação pediátrica. O grupo experimental (n=46) foi submetido ao serious game, leitura e simulação em laboratório. O grupo controle (n=47) a palestra e simulação em laboratório. |
Houve diferença significativa de conhecimento entre grupo controle e experimental (média pontuação 75±12 versus 83,9±15, respectivamente, p=0,004). O grupo experimental teve desempenho melhor nas tarefas (p=0,001). Conclui-se que o jogo pode ser eficaz para o aprendizado em enfermagem. |