Acessibilidade / Reportar erro

Flores e espinhos na gestação: experiências durante a pandemia de COVID-19

RESUMO

Objetivo:

Compreender as repercussões da COVID- 19 no caminho da gestação.

Método:

Estudo qualitativo, do tipo ação-participante, com fundamentação no Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire. Realizou-se um círculo de cultura virtual em outubro de 2020, com a participação de 12 gestantes, residentes nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Resultados:

No círculo de cultura virtual, as gestantes dialogaram e refletiram criticamente sobre dois temas geradores: flores e espinhos no caminhar da gestação. Significaram a vivência no círculo de cultura virtual como espaços para compartilhar experiências, acolhimento e aprendizado, dentre outros.

Conclusões:

Para as participantes, a gestação durante a pandemia trouxe dificuldades como isolamento social, afastamento do trabalho e da universidade, medos, angústias, solidão e inseguranças. Mas, também, melhorou os cuidados com a saúde, intensificando o autocuidado e o investimento nas relações familiares.

Palavras-chave:
Gravidez; Infecções por Coronavírus; Adaptação psicológica; Pandemias; Saúde da mulher

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br