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Potencialidades e dificuldades na educação em enfermagem durante a pandemia de COVID-19

RESUMO

Objetivo

Conhecer as potencialidades e dificuldades no ensino de Enfermagem durante a pandemia de COVID-19, no Rio Grande do Sul (RS).

Método

Estudo transversal, realizado junto a coordenadores de 48 cursos de graduação em Enfermagem do estado do RS, Brasil, entre outubro de 2020 e janeiro de 2021, por meio de questionário eletrônico, enviado aos participantes via e-mail. A análise dos dados ocorreu por meio de estatística descritiva e inferencial.

Resultados

Destacaram-se, como potencialidades, a ampliação no manejo das tecnologias de informação e comunicação (87,5%), aumento da criatividade (79,2%) e diversificação de metodologias (77,1%). Como dificuldades, a redução do treino de habilidades (75,0%), menor interação aluno/professor/colegas (70,8%) e redução das relações interpessoais (64,6%).

Conclusão

Se, por um lado, foram identificadas dificuldades, como a redução do treino de habilidades e das relações interpessoais, por outro, potencialidades relacionadas a novas tecnologias e métodos de ensino sinalizam alterações disruptivas e irreversíveis para o ensino de Enfermagem.

Palavras-chave
Educação em enfermagem; COVID-19; Educação superior; Pandemias

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