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Percepções de enfermeiras acerca da prática educativa no cuidado hospitalar a crianças com diabetesa a Artigo elaborado no escopo do projeto de pesquisa "Diabetes infanto-juvenil e tecnologia educativa-terapeutica: subsídios para o cuidado clínico de enfermagem", financiado pela Chamada Universal - MCTI/CNPq Nº 14/2012

Objetivou-se descrever a percepções de enfermeiras acerca da prática educativa junto às crianças com diabetes em unidade hospitalar. Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado em unidade de internação de hospital público, em Fortaleza, CE, de janeiro a fevereiro de 2013, com seis enfermeiras. Na coleta das informações, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas submetidas à análise de conteúdo, e emergiram duas categorias: atuação da enfermeira e da equipe no cuidado à criança com diabetes: a interseção necessária e educação em saúde voltada à criança diabética e sua família no contexto hospitalar. As enfermeiras reconheceram a atividade educativa como estratégia de cuidado interdisciplinar, que deve acontecer desde a admissão da criança no hospital. Contudo, apresentaram percepção reducionista, centrada na insulinoterapia e mudança de hábitos, o que demonstra a necessidade de abordagens mais criativas, capazes de potencializar os aspectos de aprendizagem e minimizar as lacunas que dificultam o adequado manejo da doença.

Criança hospitalizada; Diabetes Mellitus tipo 1; Educação em saúde; Cuidados de enfermagem; Enfermagem pediátrica


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