RESUMO
Objetivo:
Conhecer as facilidades e dificuldades vivenciadas pelos profissionais das equipes de cuidados paliativos no processo de implementação de diretivas antecipadas de vontade.
Método:
Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa envolvendo 51 profissionais de sete equipes de cuidados paliativos no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados entre dezembro de 2018 e abril de 2019 e análise textual discursiva foi aplicada.
Resultados:
As facilidades encontradas foram: abordagem da equipe de cuidados paliativos; ouvir e respeitar os desejos dos pacientes; comunicação eficaz entre profissionais, pacientes e familiares; e resolução de situações difíceis. As dificuldades relatadas foram: questões legais; falta de conhecimento dos profissionais sobre o assunto; falta de protocolos institucionais; dificuldade em falar sobre a morte; e a barreira da família.
Conclusão:
Os profissionais de cuidados paliativos pretendem trabalhar com base no desejo e na vontade do paciente, visando promover dignidade no processo de morrer.
Palavras-chave:
Diretivas antecipadas; Cuidados paliativos; Ética