Acessibilidade / Reportar erro

“Uma sociedade desmantelada”: metassíntese do fenômeno da violência nas populações indígenas

Resumo

OBJETIVO

Analisar as publicações de estudos qualitativos que abordaram o fenômeno da violência na população indígena.

MÉTODO

Trata-se de uma metassíntese de estudos publicados entre os anos de 2006 a 2016, indexados nas bases de dados eletrônicos Ebsco Host, Cuiden Plus, Science Direct, Springer, e Web of Science.

RESULTADO

Uma nova reinterpretação dos códigos e das categorias de artigos primários foi gerada. Emergiram cinco categorias: viver a violência, fatores associados aos padrões de violência, consequências da violência, interação dinâmica nas situações de violência, e como a violência é enfrentada.

CONCLUSÕES

Os povos indígenas experimentam diferentes tipos de violência desde a infância, vividos no seio familiar. Isto se converte em um problema social emergente, que deve ser abordado com urgência, e representa uma área que precisa de atenção dos profissionais de enfermagem, cujo foco principal é o cuidado humano.

Palavras-chave:
Violência; População indígena; Pesquisa qualitativa

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br