Boada et al.2525. Boada I, Rodriguez-Benitez A, Garcia-Gonzalez JM, Olivet J, Carreras V, Sbert M. Using a serious game to complement CPR instruction in a nurse faculty. Comput Methods Programs Biomed. 2015;122(2):282-91. doi: https://doi.org/10.1016/j.cmpb.2015.08.006 https://doi.org/10.1016/j.cmpb.2015.08.0...
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Comparar a eficácia do serious game LISSA com um método tradicional de ensino para RCP. |
Ensaio clínico randomizado, realizado com 109 graduandos de enfermagem de uma universidade na Espanha. Três grupos receberam estratégia de ensino clássica e 5 utilizaram o LISSA. Público-alvo: enfermeiros |
Os estudantes que utilizaram o LISSA obtiveram escores de aprendizagem maiores do que aqueles que utilizaram a estratégia tradicional de ensino. O LISSA é efetivo para RCP. |
Uma situação de emergência (PCR) extra-hospitalar, em que o jogador tem que salvar a vítima aplicando o SBV na RCP. Inicia-se com pontuação de 100 e, se tomar decisões erradas, essa pontuação cai. |
Creutzfeldt et al.2629. Creutzfeldt J, Hedman L, Felländer-Tsai L. Effects of pre-training using serious game technology on CPR performance--an exploratory quasi-experimental transfer study. Scand J Trauma Resusc Emerg Med. 2012;20:79. doi: https://doi.org/10.1186/1757-7241-20-79 https://doi.org/10.1186/1757-7241-20-79...
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Explorar se alunos de medicina treinados com o serious game “Multiplayer Virtual World”, são capazes de reter conhecimento e habilidades em RCP |
Estudo quasi-experimental, com 30 alunos de medicina, divididos em 3 grupos. Dois grupos (intervenção) obtiveram o treinamento convencional para RCP e o serious game, já o grupo controle obteve treinamento convencional. Público-alvo: médicos |
O grupo intervenção apresentou maior retenção de conhecimento relacionado à RCP do que o controle. O serious game Multiplayer Virtual World CPR demonstrou-se efetivo |
Consiste em 4 cenários em que os sujeitos atendem uma vítima de PCR em um ambiente extra-hospitalar, com SBV. |
Creutzfeldt et al.2727. Creutzfeldt J, Hedman L, Medin C, Heinrichs WL, Felländer-Tsai L. Exploring virtual worlds for scenario-based repeated team training of cardiopulmonary ressuscitation in medical students. J Med Internet Res. 2010;12(3):e38. doi: https://doi.org/10.2196/jmir.1426 https://doi.org/10.2196/jmir.1426...
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Investigar a influência do serious game denominado: Massively Multiplayer Virtual Worlds, para retenção de conhecimento sobre RCP em estudantes de medicina |
Estudo de métodos mistos com 12 estudantes de medicina, expostos ao serious game para RCP. Público-alvo: médicos |
A maioria dos sujeitos relataram apreciarem o treinamento, aprovando-o, porém, identificou-se dificuldade de retenção de conhecimento após 6 meses |
Os participantes interagem com o papel de vítima e paramédicos, em 4 cenários, utilizando o SBV. |
Buttussia et al.2828. Buttussi F, Pellis T, Cabas Vidani A, Pausler D, Carchietti E, Chittaro L. Evaluation of a 3D serious game for advanced life support retraining. Int J Med Inform. 2013;82(9):798-809. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2013.05.007 https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2013....
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Avaliar a eficácia de um serious game denominado Emergency Medical Services for the disAbled para aprendizagem do SAV |
Estudo do tipo quasi-experimental, para 40 instrutores de SAV, com 2 cenários de parada cardíaca e teste aplicado imediatamente e 3 meses após. Público-alvo: Profissionais que participam do SAV |
Identificou-se retenção de conhecimento significativo. Foi considerado eficaz para retenção de conhecimento e habilidades para RCP |
Os participantes são o líder de uma equipe de SAV, que deve resgatar um paciente em PCR. Os cenários podem ser uma sala de estar ou estação de trem e deve-se usar o SAV. |
Cook et al.2929. Cook NF, McAloon T, O'Neill P, Beggs R. Impact of a web based interactive simulation game (PULSE) on nursing students' experience and performance in life support training: a pilot study. Nurse Educ Today. 2012;32(6):714-20. doi: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2011.09.013 https://doi.org/10.1016/j.nedt.2011.09.0...
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Avaliar o impacto de um serious game denominado: Plataforma para Graduação em Educação de Apoio à Vida (PULSE), quanto ao desempenho de estudantes de enfermagem para o SBV |
Estudo experimental randomizado. Realizado com 34 estudantes de enfermagem, divididos em grupo controle (ensino tradicional do SBV) e grupo intervenção (jogo) Público-alvo: enfermeiros. |
Encontrada diferença estatisticamente significativa entre o grupo controle e o grupo exposto ao serious game. O PULSE é efetivo para o desenvolver dcompetência em RCP. |
Cenários de SBV, que aumentam gradativamente o nível de dificuldade, e devem ser concluídas num tempo estabelecido. É oferecida uma pontuação inicial, debitada a cada ação errônea. |
Drummond et al.3030. Drummond D, Delval P, Abdenouri S, Truchot J, Ceccaldi PF, Plaisance P, et al. Serious game versus online course for pretraining medical students before a simulation-basedmastery learning course on cardiopulmonary resuscitation: a randomised controlled study. Eur J Anaesthesiol. 2017;34(12):836-44. doi: https://doi.org/10.1097/EJA.0000000000000675 https://doi.org/10.1097/EJA.000000000000...
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Comparar um curso tradicional on-line abordando palestra em PowerPoint e o serious game, Staying Alive para estudantes de medicina |
Estudo do tipo experimental randomizado, com 82 estudantes de medicina, utilizando o curso on-line (grupo controle) e o serious game (intervenção). Público-alvo: médicos |
Quanto a aprendizagem, não houve diferenças significativas entre o método tradicional e o serious game.
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No Staying Alive, o jogador entra em um consultório e se depara com um homem em PCR e, diante disso, deve aplicar o SBV. |
Sena et al.3131. Sena DP, Fabrício DD, Silva VD, Bodanese LC, Franco AR. Comparative evaluation of video-based online course versus serious game for training medical students in cardiopulmonar resuscitation: a randomised trial. PloS One. 2019;14(4):e0214722. doi: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0214722 https://doi.org/10.1371/journal.pone.021...
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Comparar o efeito de um serious game para treinamento de RCP com um curso on-line baseado em vídeo entre estudantes de medicina |
Estudo do tipo experimental randomizado. 45 estudantes foram distribuídos em dois grupos; o grupo A assistiu à palestra em vídeo sobre a parada cardíaca em adultos, enquanto o B utilizou o serious game.Público-alvo: médicos |
Este serious game demonstrou a mesma efetividade da estratégia tradicional de ensino aplicada. |
O jogo é desenvolvido em um ambiente extra-hospitalar em que o jogador deve identificar uma vítima de PCR e aplicar o SBV |
Cutumisu et al.3232. Cutumisu M, Brown MRG, Fray C, Schmölzer GM. Growth mindset moderates the effect of the neonatal resuscitation program on performance in a computer-based game training simulation. Front Pediatr. 2018;6:195. doi: https://doi.org/10.3389/fped.2018.00195 https://doi.org/10.3389/fped.2018.00195 ...
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Examinar a retenção de conhecimento para RCP neonatal com o jogo RETAIN |
Estudo quasi-experimental, em que 50 profissionais de saúde no Canadá utilizaram um serious game composto por cenários de ressuscitação. Público-alvo: enfermeiros, enfermeiros neonatais e médicos |
Houve melhora relacionada ao desenvolvimento de criticidade durante o atendimento por meio do serious game
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O RETAIN se desenvolve em um ambiente hospitalar, apresentando cenários para suporte avançado de vida neonatal. |