Acessibilidade / Reportar erro

Enfermagem e o gerenciamento de resíduos nos serviços de saúde: desvelando significados no contexto hospitalar

RESUMO

Objetivo:

Desvelar os significados que profissionais de enfermagem atribuem às práticas relacionadas ao gerenciamento de resíduos nos serviços de saúde, no contexto hospitalar.

Método:

Pesquisa qualitativa, cujos referenciais teórico e metodológico foram, respectivamente, a Teoria da Complexidade e Grounded Theory. Participaram do estudo 30 profissionais de enfermagem de um hospital público do Rio de Janeiro, entre janeiro e agosto de 2022. A entrevista semiestruturada foi utilizada para a coleta de dados.

Resultados:

Os profissionais sinalizam a necessidade de melhores conhecimentos sobre gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, ao tempo que revelam compreender a importância desse processo e de si mesmos como elementos importantes para impactarem o meio ambiente e a saúde.

Conclusão:

A complexidade dos significados atribuídos às práticas de gerenciamento de resíduos de saúde sinaliza a dialógica entre a fragilidade de conhecimento dos profissionais de enfermagem e suas percepções ampliadas sobre os impactos que podem exercer nessa realidade.

Descritores:
Enfermagem; Gerenciamento de resíduos; Serviço hospitalar de enfermagem; Desenvolvimento sustentável; Ecologia; Meio ambiente

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br