RESUMO
Objetivo: analisar a percepção de pessoas com transtorno mental em relação ao apoio social religioso e dos profissionais de saúde.
Método: estudo qualitativo, descritivo-exploratório. Foi realizado com sete membros de uma instituição religiosa de vertente cristã, adultos e com diagnóstico médico de transtorno mental. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, entre maio e agosto de 2021. Utilizou-se a análise de conteúdo temático.
Resultados: o apoio dos profissionais de saúde foi enfatizado em relação aos sintomas e suas consequências psicossociais, aludindo à medicação como aspecto principal. Já o apoio social religioso foi descrito sob uma lógica de acompanhamento afetivo, aprendizado e busca por superação como forma de amenizar o sofrimento.
Conclusão: a percepção das pessoas com transtornos mentais em relação ao apoio dos profissionais de saúde permeou o caráter biomédico, marcado pelo tratamento medicamentoso na remissão de sintomas. Entretanto, a religiosidade/espiritualidade foi apontada como importante fator complementar ao tratamento. Nesse sentido, destaca-se a intersecção entre os dois tipos de apoio como um aspecto para a ampliação dos cuidados em saúde mental.
Descritores: Apoio Social; Espiritualidade; Religião; Saúde Mental; Transtornos Mentais