Acessibilidade / Reportar erro

Necessidades de aprendizagem e orientações recebidas por pacientes no pré-operatório de revascularização do miocárdio

RESUMO

Objetivo:

Identificar as necessidades de aprendizagem e orientações recebidas por pacientes no pré-operatório de revascularização do miocárdio.

Método:

Estudo descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu de janeiro a abril de 2021, por meio de entrevistas realizadas com 13 pacientes em pré-operatório internados na unidade cardiovascular de um hospital universitário no Nordeste brasileiro. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e o conteúdo das entrevistas foi tratado no software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. A seguir procedeu-se uma análise das classes textuais e de similitude.

Resultados:

As necessidades de aprendizagem analisadas originaram cinco classes: eventos que antecedem a cirurgia no hospital; orientações recebidas sobre a cirurgia; locais e tempo de recuperação após a cirurgia; dúvidas gerais sobre a cirurgia e conteúdos para o recurso educacional. Os pacientes relataram necessidades relacionadas processo de adoecimento, procedimento cirúrgico e cuidados antes e após a cirurgia. Com relação às orientações, 53,85% informaram não ter recebido.

Considerações finais:

O estudo identificou incipiência nas orientações recebidas pelos pacientes e como necessidades de aprendizagem temas relacionados ao processo de adoecimento, o coração, procedimento cirúrgico, exames, ambientes de cuidados, riscos, benefícios, resultados e as mudanças no estilo de vida para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

Descritores:
Revascularização miocárdica; Educação do paciente como assunto; Enfermagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br