Acessibilidade / Reportar erro

Vivência de mulheres sobre contracepção na perspectiva de gênero

Experiencia de las mujeres sobre la contracepción en perspectiva de género

RESUMO

Objetivo

Analisar a vivência de mulheres quanto a contracepção na perspectiva de gênero.

Métodos

Estudo qualitativo e exploratório-descritivo. Realizado em três unidades básicas de saúde, na cidade de Lagoa Seca-PB, com 15 mulheres entrevistadas entre janeiro e maio de 2013. Para tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo temática.

Resultados

A partir da análise emergiu a categoria central ‘escolhas contraceptivas femininas e sua relação com a dinâmica de gênero’ e a partir dela, emergiram as subcategorias ‘construção desigual das identidades de gênero na infância e adolescência’; ‘desdobramento da dinâmica de gênero na (contra)concepção na adolescência’ e ‘medicalização do corpo feminino’.

Conclusões

Observou-se que a vivência em contracepção guarda relação com a dinâmica de gênero, tendo como desdobramento a gravidez na adolescência e a medicalização do corpo.

Saúde da mulher; Saúde sexual e reprodutiva; Anticoncepção; Gênero e saúde

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br