Acessibilidade / Reportar erro
Este documento está relacionado com:

Estratégias de enfrentamento à COVID-19 em instituições de longa permanência para idosos

RESUMO

Objetivo

Descrever as estratégias de enfrentamento à COVID-19 em Instituições de Longa Permanência para Idosos no estado da Bahia.

Metodologia

Trata-se de uma pesquisa retrospectiva, por meio de uma análise documental do acervo produzido pela Comissão Intersetorial de Monitoramento de Instituições de Longa Permanência para Idosos no Estado da Bahia, no período de abril/2020 a junho/2021. O tratamento dos dados baseou-se na análise de conteúdo de Bardin.

Resultados

Emergiram duas categorias temáticas: Articulação em rede Intersetorial e telemonitoramento de instituições de longa permanência para idosos.

Conclusão

Concluiu-se que o conjunto de ações de articulação em rede intersetorial e telemonitoramento realizadas pela Comissão Intersetorial de Monitoramento de Longa Permanência foram estratégias fundamentais para mitigar o impacto da COVID-19 nas instituições. Destaca-se a necessidade de implementação de políticas públicas efetivas de apoio às instituições de longa permanência para idosos, repensando criticamente sobre a tipologia destes equipamentos.

Palavras-chave:
COVID-19; Instituição de longa permanência para idosos; Enfermagem geriátrica

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br