Krogh et al, 2015 (66. Krogh K, Bearman M, Nestel D. Expert practice of video-assisted debriefing: an Australian qualitative study. Clin Simul Nurs. 2015;11(3):180-7. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2015.01.003 https://doi.org/10.1016/j.ecns.2015.01.0...
) |
Austrália/inglês |
Examinar a percepção de profissionais da saúde quanto à técnica de debriefing videoassistida. |
Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, analisado por meio de Análise Temática. Abordou 24 profissionais da equipe de saúde Australiana, sobre a técnica de debriefing videoassistida na simulação. |
Foram identificadas quatro categorias: (1) como e quando os instrutores de simulação utilizam o vídeo para o debriefing- utilizando-o em formato de recortes, expostos antes da discussão; (2) impacto da técnica de debriefing videoassistida na aprendizagem- considerado positivo (3) abordagens educacionais para a técnica de debriefing com vídeo- realizada por meio de roteiros e protocolo pré-estabelecidos (4); benefícios- sendo o principal a visualização do comportamento e desafios- a exposição dos participantes. |
6 |
Ha et al, 2014 (77. Há E. Attitudes toward video-assisted debriefing after simulation in undergraduate nursing students: an application of Q methodology. Nurse Educ Today. 2014;34(6):978-84. doi: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2014.01.003 https://doi.org/10.1016/j.nedt.2014.01.0...
) |
Coréia do Sul/inglês |
Identificar as atitudes em relação à técnica de debriefing videoassistida em uma simulação em enfermagem. |
Estudo descritivo, quanti-qualitativo que utilizou a “metodologia Q”, para analisar as características e percepções de 44 estudantes de enfermagem de uma universidade na da Coreia do Sul, sobre a técnica de debriefing videoassistida. |
Foram identificadas três categorias quanto aos resultados; (1) a técnica de debriefing videoassistida auxilia na autorreflexão; (2) a técnica de debriefing videoassistida pode ocasionar exposição e humilhação dos participantes; (3) a técnica de debriefing videoassistida aumenta a autoconfiança. Notou-se, desta forma que, em geral a técnica de debriefing videoassistida proporciona melhoria tanto no aspecto técnico como atitudinal do estudante de enfermagem. |
6 |
Gamboa et al, 2018 (2020. Gamboa OA, Agudelo SI, Maldonado MJ, Leguizamón DC, Sandra MC. Evaluation of two strategies for debriefing simulation in the development of skills for neonatal resuscitation: a randomized clinical trial. BMC Res Notes. 2018; 11:739. doi: https://doi.org/10.1186/s13104-018-3831-6 https://doi.org/10.1186/s13104-018-3831-...
) |
Colômbia/inglês |
Comparar a efetividade do debriefing oral e a técnica de debriefing videoassistida para o desenvolvimento de habilidades de reanimação neonatal em enfermagem. |
Estudo experimental, randomizado, realizado com 24 profissionais da equipe de saúde, em um hospital universitário da Colômbia. Um grupo recebeu o debriefing oral (controle) e o outro a técnica de debriefing videoassistida (intervenção). |
Ambas as estratégias melhoram as habilidades em reanimação, chegando a 100% de conformidade no terceiro cenário avaliado. Não foram encontradas diferenças significativas entre as duas estratégias de discussão. O coeficiente de diferença na porcentagem de melhoria nas habilidades entre os dois tipos de debriefing foi de -3,6% (intervalo de confiança de 95%). Apresentando 6,34% para o debriefing oral e -0,19% para a técnica videoassistida. |
2 |
Jacobs, 2017 (2121. Jacobs PJ. Using high-fidelity simulation and video-assisted debriefing to enhance obstetrical hemorrhage mock code training. J Nurses Prof Dev. 2017;33(5):234-9. doi: https://doi.org/10.1097/NND.0000000000000387 https://doi.org/10.1097/NND.000000000000...
) |
Estados Unidos/inglês |
Explorar o desempenho da equipe de enfermagem utilizando-se a técnica de debriefing videoassistida. |
Estudo quasi-experimental do tipo antes e depois que avaliou o conhecimento de 84 enfermeiros durante uma simulação sobre hemorragia obstétrica, com uso da técnica de debriefing videoassistido. |
Foram realizadas 16 sessões de debriefing, com registro descritivo das respostas dos participantes, indicando um sentimento generalizado de nervosismo durante a visualização do cenário por meio da técnica de debriefing videoassistida, porém, apreciação por observar o próprio desempenho e refletir sobre suas ações. Apontou-se que um bom debriefing é configurado por “pensar em voz alta”, ser respeitoso, repetir e esclarecer informações e poder fazer perguntas. Na pesquisa pós-simulação, a maioria dos participantes indicaram uma classificação de 5 = concordo totalmente ou 4 = concordo, nas quatro perguntas realizadas sobre o debriefing, que tinham valor de 5 pontos cada. As médias variaram de 4,3 a 4,5 de acertos. |
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Megel et al, 2013 (2222. Megel ME, Bailey C, Schnell A, Whiteaker D, Vogel A. High-fidelity simulation: how are we using the videos? Clin Simul Nurs. 2013;9: e305-e310. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.04.003 https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.04.0...
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Estados Unidos/inglês |
Identificar o comportamento de estudantes de enfermagem com a técnica de debriefing videoassistida. |
Estudo quasi-experimental realizado com estudantes de enfermagem de uma universidade americana, por meio da técnica de debriefing videoassistida para identificar o comportamento quanto à segurança do paciente. |
Após a realização da técnica de debriefing videoassistida com 52 estudantes (100%), 84,6% destes mencionaram corretamente a necessidade de lavar as mãos antes de prestar cuidados. Apenas 46% consideraram levantar a cabeceira do leito do paciente e identificaram erros na infusão intravenosa. 34,6% dos estudantes não vestiu luvas para proceder a assistência direta, e 34,6% não avaliou as características das feridas. As gravações em vídeo destacaram comportamentos que precisam de mais ensino e reforço para as melhores práticas pediátrica. |
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MacLean et al, 2019 (2323. MacLean S, Geddes F, Kelly M, Della P. Video reflection in discharge communication skills training with simulated patients: a qualitative study of nursing students’ perceptions. Clin Simul Nurs. 2019; 28:15-24. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.12.006 https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.12.0...
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Austrália/inglês |
Explorar as percepções de alunos de enfermagem sobre sua experiência após a utilização da técnica de debriefing videoassistida. |
Estudo de abordagem qualitativa, que analisou a percepção de 141 estudantes de um curso de enfermagem de uma universidade australiana, divididos em 3 grupos para o debriefing.
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Foram identificados seis temas, a saber: (1) o realismo, (2) comunicação não verbal, (3) habilidades de comunicação verbal, (4) aprendizado reflexivo, (5) tornar-se enfermeira e (6) as necessidades do paciente. Por meio da análise destas categorias foi possível relatar que a reflexão assistida por vídeo resulta em um alto nível de autoconsciência, confiança e senso de conquista. |
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