E12020. Ferreira EB, Cruz FOAM, Jesus CAC, Pinho DLM, Kamada I, Reis PED. Contato telefônico como estratégia para a promoção de conforto ao paciente submetido à quimioterapia. Rev Enferm UFPE online. 2017 [citado 2018 jul 30];11(5):1936-42. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/download/23343/18950. https://periodicos.ufpe.br/revistas/revi...
Ferreira et al. (2017) Brasil |
Monitorar os efeitos adversos da quimioterapia antineoplásica e descrever o acompanhamento telefônico enquanto estratégia de provimento de conforto. |
Semanal durante 7 semanas. |
Possibilitou que estratégias de educação em saúde, enfrentamento e manejo dos efeitos adversos fossem trabalhadas com vistas à promoção do conforto ao paciente acompanhado, seja por meio do alívio, da tranquilidade ou ainda da transcendência. |
E22121. Cruz FOAM, Ferreira EB, Reis PED. Consulta de enfermagem via telefone: relatos dos pacientes submetidos à quimioterapia antineoplásica. R Enferm Cent O Min. 2014 [citado 2018 jul 30];4(2):1090-9. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/639. http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/re...
Cruz, Ferreira, Reis (2014) Brasil |
Conhecer a opinião dos pacientes acerca do acompanhamento telefônico semanal oferecido pela equipe de enfermagem. |
Ao final da sétima semana de acompanhamento por telefone para avaliação de satisfação. |
Todos os entrevistados relataram satisfação com o acompanhamento telefônico recebido, principalmente devido ao contato direto com profissionais da enfermagem, construção de confiança e maior controle do tratamento. |
E32222. Nejad ZK, Aghdam AM, Hassankhani H, Sanaat Z. The effects of a patient-caregiver education and follow-up program on the breast cancer caregiver strain index. Iran Red Crescent Med J. 2016; 18(3):e21627. doi: https://doi.org/10.5812/ircmj.21627. https://doi.org/10.5812/ircmj.21627...
Nejad et al. (2016) Irã |
Determinar e comparar os escores do índice de estresse de cuidadores informais de pacientes com câncer de mama. |
Início após 48 horas da educação presencial com acompanhamento semanal no total de 4 semanas. |
O índice de estresse do cuidador diminuiu significativamente no grupo de intervenção após a educação do paciente-cuidador, enquanto no grupo controle não houve alteração. |
E42323. Hinstistan S, Nural N, Cilingir D, Gursoy A. Therapeutic effects of nurse telephone follow-up for lung cancer patients in Turkey. Cancer Nurs. 2017;40(6):508-16. doi: https://doi.org/10.1097/NCC.0000000000000461. https://doi.org/10.1097/NCC.000000000000...
Hinstistan et al. (2017) Turquia |
Determinar os efeitos terapêuticos do acompanhamento telefônico pelo enfermeiro à pacientes com câncer de pulmão. |
Uma ligação telefônica durante a semana após cada sessão de quimioterapia - total de 6 contatos telefônicos. |
Foi influente na redução dos efeitos colaterais da quimioterapia comparados ao grupo controle. Houve melhora da função social no aspecto da qualidade de vida quando comparado ao grupo controle. |
E533. Mooney KH, Beck SL, Friedman RH, Farzanfar R, Wong B. Automated monitoring of symptoms during ambulatory chemotherapy and oncology providers' use of the information: a randomized controlled clinical trial. Support Care Cancer. 2014;22(9):2343-50. doi: https://doi.org/10.1007/s00520-014-2216-1. https://doi.org/10.1007/s00520-014-2216-...
Mooney et al. (2014) EUA |
Avaliar a eficácia de um sistema automatizado de monitoramento por telefone. |
Uso de um sistema automatizado. Início 24 horas depois da segunda sessão de quimioterapia, com uma média de 45 dias por participante. |
Apesar do uso do sistema diário de monitoramento de sintomas pelos pacientes e do recebimento de informações sobre sintomas não aliviados de intensidade moderada a grave, os médicos e enfermeiros de oncologia não contataram os pacientes para intensificar o tratamento dos sintomas nem os sintomas melhoraram. Os pacientes relataram alta satisfação e facilidade no uso do sistema automatizado. |
E62424. Mooney KH, Beck SL, Wong B, Dunson W, Wujcik D, Whisenant M, et al. Automated home monitoring and management of patient-reported symptoms during chemotherapy: results of the symptom care at home RCT. Cancer Med. 2017;6(3):537-46. doi: https://doi.org/10.1002/cam4.1002. https://doi.org/10.1002/cam4.1002...
Mooney et al. (2017) EUA |
Testar a eficácia de um sistema automatizado de gestão de sintomas para determinar se há redução dos sintomas relacionados à quimioterapia. |
Uso do Sistema automatizado Sympton Care at Home (SCH) diariamente até a conclusão do curso de quimioterapia ou por 6 meses. |
Todos os sintomas individuais, exceto diarréia, foram significativamente menores para os participantes do grupo intervenção. Esses resultados demonstram que os sintomas podem ser melhorados por meio de monitoramento domiciliar automatizado e acompanhamento para intensificar o atendimento de sintomas mal controlados. |
E72525. Underhill ML, Chicko L, Berry DL. A nurse-led evidence-based practice project to monitor and improve the management of chemotherapy-induced nausea and vomiting. Clin J Oncol Nurs. 2015;19(1):38-40. doi: https://doi.org/10.1188/15.CJON.38-40. https://doi.org/10.1188/15.CJON.38-40...
Underhill, Chicko, Berry (2015) EUA |
Avaliar o processo de implementação de uma avaliação estruturada liderada por enfermeiros (nurse-led) e uma intervenção de acompanhamento por telefone. |
Após 24 e 72 horas (mais ou menos 24-48 horas, dependendo do dia da semana) pós-tratamento quimioterápico. . |
As frequências dos relatos de Chemotherapy-induced Nausea and Vomiting (CINV) diminuíram de 24 a 72 horas após o tratamento. A maioria dos participantes teve náuseas, particularmente durante as primeiras 24 horas. Em cerca de metade dos participantes, os médicos alteraram o regime antiemético padrão com base nas informações da lista de verificação dos fatores de risco na pré avaliação pelos enfermeiros. |
E82626. Sajjad S, Ali A, Gul RB, Mateen A, Rozi S. The effect of individualized patient education, along with emotional support, on the quality of life of breast cancer patients - a pilot study. Eur J Oncol Nurs. 2016;21:75-82. doi: https://doi.org/10.1016/j.ejon.2016.01.006. https://doi.org/10.1016/j.ejon.2016.01.0...
Sajjad et al. (2016) Paquistão |
Determinar o efeito da educação individualizada do paciente relacionada ao apoio emocional à qualidade de vida (QV) de pacientes com câncer de mamaem tratamento quimioterápico. |
Acompanhamento telefônico por pelo menos duas vezes na semana durante as 6 semanas de tratamento. |
Os testes indicaram uma melhora significativa na qualidade de vida global, em pontuações de subescala de câncer de mama, bem-estar físico e emocional do grupo de intervenção em comparação com o grupo controle. A intervenção foi eficaz na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. |
E944. Kondo S, Shiba S, Udagawa R, Ryushima Y, Yano M, Uehara T, et al. Assessment of adverse events via a telephone consultation service for cancer patients receiving ambulatory chemotherapy. BMC Res Notes. 2015;8:315. doi: https://doi.org/10.1186/s13104-015-1292-8. https://doi.org/10.1186/s13104-015-1292-...
Kondo et al. (2015) Japão |
Investigar o uso do serviço de consulta por telefone que é disponível aos pacientes e seus cuidadores para aconselhamento e controle de Eventos Adversos (EAs) e complicações decorrentes de tratamento do câncer. |
344 consultas por telefone de pacientes que receberam quimioterapia ambulatorial entre Agosto de 2011 e Agosto de 2012. |
O uso de um serviço telefônico pode evitar que os sintomas se tornem incontroláveis e evita visitas desnecessárias e caras ao hospital. Além disso, esse serviço telefônico pode ser usado para monitorar os eventos adversos, avaliar a eficácia do tratamento e aumentar a satisfação geral do paciente. |
E102727. Zhang M, Chan SWai-chi, You L, Wen Y, Peng L, Liu W, et al. The effectiveness of a self-efficacy-enhancing intervention for chinese patients with colorectal cancer: a randomized controlled trial with 6-month follow up. Int J Nurs Stud. 2014;51(8):1083-92. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2013.12.005. https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2013....
Zhang et al. (2014) China |
Testar os efeitos de uma intervenção por acompanhamento telefônico pelo enfermeiro para a melhora da autoeficácia em pacientes com câncer colorretal. |
Acompanhamento telefônico de 4 sessões mensais de health-coaching (20-40 min para cada sessão) durante 6 meses. |
Os pacientes do grupo intervenção tiveram uma redução da gravidade dos sintomas, melhora significativa em sua autoeficácia, ansiedade e depressão aos três e seis meses, em comparação com o grupo controle. Nenhum efeito principal estatisticamente significativo foi observado na percepção da qualidade de vida entre os dois grupos. |
E112828. Ream E, Gargaro G, Barsevick A, Richardson A. Management of cancer-related fatigue during chemotherapy through telephone motivational interviewing: modeling and randomized exploratory trial. Patient Educ Couns. 2015;98(2):199-206. doi: https://doi.org/10.1016/j.pec.2014.10.012. https://doi.org/10.1016/j.pec.2014.10.01...
Ream et al (2015) Reino Unido |
Adaptação e avaliação do Beating Fatigue - uma intervenção psicológica aplicada pelo telefone. |
3 ligações, a partir do terceiro ciclo de quimioterapia. |
Em todas as variáveis de desfecho medidas, exceto uma (depressão), o grupo de intervenção mostrou melhora ao longo do tempo comparado ao controle. Reduziu a intensidade e o sofrimento associado à fadiga. Reduziu a ansiedade e melhorou a autoeficácia no controle da fadiga. |
E122929. Traeger L, Mcdonell TM, McCarty CE, Greer JA, El-Jawahri A, Temel JS. Nursing intervention to enhance outpatient chemotherapy symptom management: Patient-reported outcomes of a randomized controlled trial. Cancer. 2015;121(21):3905-13. doi: https://doi.org/10.1002/cncr.29585. https://doi.org/10.1002/cncr.29585...
Traeger et al. (2015) EUA |
Avaliar se os cuidados padrões aliados à intervenção levaram a uma menor carga de sintomas relatada pelo paciente, maior satisfação com o cuidado e uma menor probabilidade de depressão e sintomas de ansiedade, em comparação com o cuidado padrão. |
2 ligações durante a primeira semana após os primeiros 2 ciclos de quimioterapia. |
Fadiga foi o sintoma mais relatado. A intervenção proativa fornecida pela equipe de oncologia do paciente forneceu segurança, mas não melhorou estatisticamente a carga de sintomas, a satisfação com os cuidados ou a probabilidade de sintomas de ansiedade e depressão durante os primeiros dois ciclos de quimioterapia. |
E133030. Vaz DC, Silva CRL, Silva RCL. Acompanhamento presencial e telefônico dos sintomas de mulheres com câncer de mama submetidas à quimioterapia. Rev Enferm UERJ. 2016;24(5):e15577. doi: https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.15577. https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.155...
Vaz, Silva, Silva (2016) Brasil |
Identificar os sintomas mais prevalentes durante o tratamento quimioterápico em mulheres com câncer de mama. |
Semanal, após sessão de quimioterapia durante 8 ciclos de quimioterapia. |
Demonstrou ser um meio eficaz para acompanhar os pacientes em suas necessidades ao longo de todo o tratamento quimioterápico e aumentou o vínculo entre profissional e paciente, além de revelar-se como um importante instrumento na identificação e avaliação dos efeitos adversos do tratamento e, quando possível, o seu controle. |
E1422. Lai XB, Wong FKY, Leung CWY, Lee LH, Wong JSY, Lo YF, et al. Development and assessment of the feasibility of a nurse-led care program for cancer patients in a chemotherapy day center: results of the pilot study. Cancer Nurs. 2015; 38(5):E1-12. doi: https://doi.org/10.1097/NCC.0000000000000192 . https://doi.org/10.1097/NCC.000000000000...
Lai et al. (2015) China |
Avaliar o efeito deste programa de cuidado especializado conduzido pelo enfermeiro em pacientes com câncer que receberam tratamento em um day center.
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Um telefonema durante a semana, após o dia do tratamento dos dois primeiros ciclos de quimioterapia. |
Após dois ciclos, os sintomas mais comuns foram alopecia, fadiga, mudança de apetite e alteração de peso. Para os sintomas relatados pré e pós teste, os níveis de incidência e sofrimento não diferiram significativamente. Pequenas mudanças foram observadas, porém não significativas em relação à qualidade de vida e autoeficácia. Todos os 5 sujeitos estavam muito satisfeitos com o atendimento. |
E1511. Breen S, Kofoed S, Ritchie D, Dryden T, Maguire R, Kearney N, et al. Remote real-time monitoring for chemotherapy side-effects impatients with blood cancers. Collegian. 2017;24(6):541-9. doi: https://doi.org/10.1016/j.colegn.2016.10.009. https://doi.org/10.1016/j.colegn.2016.10...
Breen et al (2017) Austrália |
Avaliar a aceitabilidade, usabilidade e viabilidade do Aplicativo ASyMS-H (The Advanced Symptom Management System-Haematology).
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Uso do aplicativo ASyMS-H durante um ciclo de quimioterapia 2 vezes ao dia ou quando necessário. Sintomas mal controlados geravam alertas (SMS) para enfermagem entrar em contato. |
Benefícios percebidos: reafirmação; fortalecimento (empowerment); aumento da consciência de saúde / adesão ao autocuidado; promoção de intervenção clínica oportuna e melhor recordação de efeitos colaterais e comunicação com profissionais / família / amigos. O sistema foi mais benéfico para aqueles que experimentam efeitos colaterais mais numerosos. |
E163131. Boardman A, Wilkinson J, Board R. Patient satisfaction with telephone follow up after treatment. Cancer Nurs Practice. 2015;14(9):27-33. doi: https://doi.org/10.7748/cnp.14.9.27.s20. https://doi.org/10.7748/cnp.14.9.27.s20...
Boardman, Wilkinson, Board (2015) Reino Unido |
Avaliar a utilidade das chamadas de acompanhamento feitas a partir da linha de apoio pelo enfermeiro e completar uma pesquisa de satisfação do paciente do serviço. |
A pesquisa de satisfação por telefone foi realizada aos pacientes elegíveis para coletar informações sobre sua experiência de chamadas proativas. |
A auditoria demonstrou que as chamadas telefônicas proativas após a quimioterapia estão associadas a um alto nível de satisfação do paciente. O acompanhamento proativo por telefone é mostrado como um método eficaz e aceitável que melhora a qualidade do atendimento. |
E173232. Yount SE, Rothrock N, Bass M, Beaumont JL, Pach D, Lad T, et al. A randomized trial of weekly symptom telemonitoring in advanced lung cancer. J Pain Symptom Manage. 2014;47(6):973-89. doi: https://doi.org/10.1016/j.jpainsymman.2013.07.013. https://doi.org/10.1016/j.jpainsymman.20...
Yount et al. (2014) EUA |
Avaliar a eficácia do monitoramento e notificação de sintomas baseados em tecnologia na redução da carga de sintomas em pacientes com câncer de pulmão avançado. |
Uso de tecnologia de resposta interativa por voz (IVR) baseada em telefone. Acompanhamento semanal por 12 semanas. |
Não conseguiu demonstrar a eficácia da monitorização e notificação de sintomas na redução da carga de sintomas em comparação com a monitorização isolada no câncer de pulmão avançado. A qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) diminuiu em 12 semanas nos dois grupos. A satisfação foi alta nos dois grupos, porém na semana 12, a satisfação com o tratamento foi maior no grupo controle do que nos pacientes do grupo intervenção. Não houve diferenças ao longo do tempo ou entre grupos em autoeficácia ou barreiras percebidas. |
E1888. Hoverman JR, Klein I, Harrison DW, Hayes JE, Garey JS, Harrel R, et al. Opening the black box: the impact of an oncology management program consisting of level I pathways and an outbound nurse call system. J Oncol Pract.2014; 10(1):63-7. doi: https://doi.org/10.1200/JOP.2013.001210. https://doi.org/10.1200/JOP.2013.001210...
Hoverman et al. (2014) EUA |
Avaliar o impacto do Innovent Oncology Program - Level I Pathway e Patient Support Services (PSS) e medir a taxa e os custos associados a visitas a pronto-socorro (ER) relacionadas a quimioterapia e internações hospitalares. |
Uma ligação antes do início da quimioterapia e ao longo do tratamento conforme protocolo quimioterápico, comorbidades do paciente e risco de efeitos adversos. |
Dos 221 pacientes do Programa Innovent, 81% se inscreveram no PSS, com 1.118 chamadas realizadas. Destes, 26% (n = 64) responderam à pesquisa de satisfação relacionada ao PSS e 83% destes relataram estarem satisfeitos com as intervenções de chamada telefônica. O Programa Innovent Oncology (Level I Pathway e PSS) contribuiu para menos visitas ao pronto-socorro e internações hospitalares, menor tempo de internação, redução geral de custos e maior probabilidade dos pacientes receberem tratamento baseado em evidências. |
E193333. Kolb NA, Smith G, Singleton R, Beck SL, Stoddard GJ, Brown S, et al. The association of chemotherapy-induced peripheral neuropathy symptoms and the risk of falling. JAMA Neurol. 2016;73(7):860-6. doi: https://doi.org/10.1001/jamaneurol.2016.0383. https://doi.org/10.1001/jamaneurol.2016....
Kolb et al. (2016) EUA |
Determinar a associação entre os sintomas da Neuropatia periférica induzida por Quimioterapia (NPIQ) e o risco de quedas em pacientes que recebem quimioterapia neurotóxica. |
Sistema telefônico automatizado (SymptomCare @ Home). Primeiro dia do primeiro ciclo e, em seguida, diariamente por um protocolo de quimioterapia. |
Demonstrou que pacientes com dormência e formigamento persistentes correm um risco substancialmente maior de cair, ou near fall, do que aqueles sem sintomas. Este estudo demonstra a utilidade de um novo sistema baseado em telefone para rastrear os sintomas da neuropatia. Os resultados fornecem informações sobre os fatores de risco para queda, os mecanismos e as possíveis estratégias de mitigação. |