Hall,C; McCutcheon,H; Deuter,K; Matricciani, L. (2012)(26)26. Hall C, McCutcheon H, Deuter K, Matricciani L. Evaluating and improving a model of nursing care delivery: a process of partnership. Collegian. 2012;19(4):203-10. doi: http://doi.org/10.1016/j.colegn.2012.07.003. http://doi.org/10.1016/j.colegn.2012.07....
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Avaliar e aprimorar o modelo de assistência de enfermagem prestado aos pacientes em uma enfermaria de cirurgia geral por meio da pesquisa-ação participativa na Austrália. |
Qualitativa |
Pesquisa-ação participativa: relatos por escrito de observações de não participantes, grupos focais e diário reflexivo. |
Prática e comportamentos; layout físico e infraestrutura da enfermaria. |
As enfermeiras australianas apontam que a satisfação no trabalho está atrelada ao CCP, resultando em uma melhor relação custo-benefício e satisfação no trabalho para a equipe de enfermagem. |
Mudar o foco do cuidado centrado na tarefa para uma abordagem de cuidado mais centrado no paciente resulta diretamente em melhorias na utilização de recursos, melhor custo-benefício e satisfação no trabalho para a equipe de enfermagem |
Karlsson, A.C; Gunningberg, L; Bäckström, J; Pöder, U. (2019)(27)27. Karlsson AC, Gunningberg L, Bäckström J, Pöder U. Registered nurses’ perspectives of work satisfaction, patient safety and intention to stay - a double‐edged sword. J Nurs Manag. 2019;27(7):1359-65. doi: https://doi.org/10.1111/jonm.12816. https://doi.org/10.1111/jonm.12816...
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Descrever a satisfação no trabalho em RNs, suas intenções de permanecer no local de trabalho atual e na profissão e explorar a segurança do paciente em relação a estes. |
Qualitativa |
Entrevistas semiestruturadas sobre satisfação no trabalho. |
Fornece cuidado centrado no paciente; variabilidade do trabalho, mas também o controle; fazer o trabalho sem interrupções; colaboração e comunicação da equipe; ambiente de trabalho e chance de renovação. |
Os resultados sugerem que a liderança de enfermagem pode aumentar as intenções dos enfermeiros registrados em permanecer no trabalho, proporcionando valorização, um melhor ambiente de trabalho, desenvolvimento de competências e oportunidades para uma carreira profissional. |
Embora a profissão seja descrita como um desafio positivo, a sobrecarga de trabalho ameaça tanto a satisfação no trabalho quanto a segurança do paciente. |
Alhalal, E; Alrashidi, L.M; Alanazi, A.N. (2020)(28)28. Alhalal E, Alrashidi LM, Alanazi AN. Predictors of patient‐centered care provision among nurses in acute care setting. J Nurs Manag. 2020;28(6):1400-9. doi: https://doi.org/10.1111/jonm.13100. https://doi.org/10.1111/jonm.13100...
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Avaliar os preditores de prestação de cuidados centrados no paciente entre enfermeiros que trabalham em um ambiente de cuidados agudos. |
Quantitativa |
Escala de Qualidade de Vida Profissional versão 5 (PROQOL5). |
Avaliação de aspectos positivos e negativos. Positivo: satisfação compassiva; Negativo: fadiga da compaixão (esgotamento e estresse traumático secundário). |
Os resultados do estudo revelam que menor burnout, maior compaixão, satisfação e empoderamento estrutural aumentam a prestação de CCP pelos enfermeiros e sua satisfação. |
O cuidado centrado no paciente é considerado essencial para alcançar um cuidado de alta qualidade. |
Boumans, N.; Landeweerd, J.; Visser, M. (2004)(29)29. Boumans NPG, Landeweerd JA, Visser M. Differentiated practice, patient-oriented care and quality of work in a hospital in the Netherlands. Scand J Caring Sci. 2004;18(1):37-48. doi: https://doi.org/10.1111/j.1471-6712.2004.00253.x. https://doi.org/10.1111/j.1471-6712.2004...
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Descrever a relação entre a prática diferenciada, por um lado, e o cuidado orientado para o paciente e a qualidade do trabalho, por outro. |
Quantitativa |
Algoritmo desenvolvido pelos pesquisadores. |
Satisfação com: supervisor, oportunidades de promoção, atendimento de qualidade, contato com colegas, contato com pacientes, oportunidades de crescimento, clareza. |
Diferenças no cuidado orientado ao paciente foram encontradas entre o grupo de intervenção e de referência nas variáveis: atribuição do paciente e uso do processo de enfermagem, mas não nas variáveis de tarefas e comunicação. Em relação à qualidade do trabalho, foram encontradas diferenças em: apoio social do supervisor, liderança socioemocional e queixas de saúde. As correlações de ordem de classificação entre a prática diferenciada e o cuidado orientado para o paciente e entre a prática diferenciada e a qualidade do trabalho não foram significativas. |
Nenhuma correlação positiva significativa foi encontrada entre a prática diferenciada e o cuidado orientado ao paciente (embora os valores estivessem claramente na direção esperada). De forma geral, conclui-se que o estudo não oferece indícios de que a enfermagem orientada para o paciente não seria possível em uma situação em que se utiliza a prática diferenciada, possivelmente ao contrário. |
Chan,C.M.H; Ahmad,W.A.W; Yusof,M.DM; Ho,G.F; Krupat,E. (2015)(30)30. Chan CMH, Ahmad WAW, Yusof MM, Ho GF, Krupat E. Patient-centredness, job satisfaction and psychological distress: a brief survey comparing oncology nurses and doctors. Asian Pacific J Cancer Prev. 2015;16(16):6895-8. doi: http://doi.org/10.7314/apjcp.2015.16.16.6895. http://doi.org/10.7314/apjcp.2015.16.16....
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Comparar os níveis de centramento no paciente, e a satisfação no trabalho e sofrimento psíquico entre médicos e enfermeiras em uma clínica oncológica na Malásia. |
Quantitativa |
Escala de satisfação no trabalho (JSS); |
JSS - atendimento ao paciente, sobrecarga, renda, prestígio, recompensas pessoais, relações profissionais e itens gerais. |
Embora apresentassem baixos níveis de sofrimento psíquico e elevado índice de satisfação, as enfermeiras deste estudo apresentaram pontuações mais baixas em relação às atitudes de centralidade no paciente, quando comparadas com médicos. |
Há diferenças claras nos níveis de centramento no paciente entre médicos e enfermeiras. As enfermeiras oncológicas eram menos centradas no paciente do que os médicos desta amostra |
Bethel, S.; Ridder, J. (1994)(31)31. Bethel S, Rider J. Evaluating nursing practice satisfaction at what cost? Nurs Manage. 1994; 25(9):41-8.
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Medir aspectos do cuidado antes e depois de um piloto de redesenho de trabalho em duas unidades de atendimento ao paciente em um hospital. |
Quantitativa |
Nursing Job Satisfaction Scale (NJSS); Work satisfaction Scale (WSS). |
NJSS - prazer; qualidade do cuidado; tempo para fazer o cuidado de alguém. WSS - requisitos de tarefa; Administração; Interação/coesão; Profissional. |
O estudo demonstrou uma diminuição na satisfação do enfermeiro, exceto em requisitos de tarefas (atributos relativos ao cuidado ao paciente e trabalho administrativo). Além disso, reduções significativas na satisfação para as subescalas administração e prazer foram identificadas., |
A qualidade do cuidado nas unidades de estudo permaneceu alta frente ao redesenho de trabalho, demonstrando satisfação do enfermeiro no cuidado ao paciente e trabalho administrativo (papéis) e insatisfação frente às subescalas administração (administração política/liderança) e prazer. Papéis foram reavaliados e o processo educacional fortalecido. |
Patronis Jones, R.; Dougherty, M.; Martin, S. (1997)(32)32. Jones RA, Dougherty M, Martin S. Program evaluation of a unit reengineered for patient-focused care. Holist Nurs Pract. 1997;11(3):31-46. doi: http://doi.org/10.1097/00004650-199704000-00007. http://doi.org/10.1097/00004650-19970400...
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Determinar o quão bem-sucedido um projeto de redesenho de trabalho com base na filosofia de atendimento com foco no paciente |
Quantitativa |
Programa de Pesquisa de Atitude de Saúde |
Identificação organizacional, trabalho, recompensas materiais (salário e benefícios), eficácia administrativa geral, eficiência no trabalho, associados de trabalho, práticas administrativas de supervisão, organização do trabalho, desempenho e desenvolvimento pessoal, eficácia da comunicação, coordenação interdepartamental e papel profissional. |
Satisfação das enfermeiras melhorou ligeiramente de 1994 para 1995 (48% e 49%, respectivamente). Níveis mais elevados de satisfação resultaram das percepções quanto ao relacionamento com médicos, práticas de liderança e supervisão e práticas de escritório de enfermagem relacionadas à equipe. |
O atendimento com foco no paciente é um modelo de prestação de atendimento viável em uma época de recursos cada vez menores e pressões para reduzir custos. |
Roulin,M.J; Boul'ch,M.F; Merlani,P. (2012)(33)33. Roulin MJ, Boul’ch MF, Merlani P. Staff satisfaction between 2 models of care for the chronically critically ill. J Crit Care. 2012;27(4):426.e1-8. doi: http://doi.org/10.1016/j.jcrc.2011.12.019. http://doi.org/10.1016/j.jcrc.2011.12.01...
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Comparar os níveis de satisfação da equipe entre 2 modelos de atendimento e identificar os fatores que a influenciam em relação ao atendimento a pacientes com doenças crônico críticas na UTI. |
Mista |
Questionário desenvolvido pelo pesquisador (18 itens fechados - 1a. fase; Questões abertas - 2a. fase) |
Desenvolvimento profissional, a disponibilidade de informações e a organização da equipe. |
A satisfação estava ligada ao relacionamento com os pacientes e suas famílias. Em ambas as fases, a insatisfação esteve ligada à sobrecarga do cuidado. |
Estratégias que promovem o desenvolvimento profissional têm o potencial de aumentar a satisfação da equipe no que diz respeito ao atendimento desse grupo de pacientes. |
Bournes, D.; Ferguson-Paré, M. (2007)(3434. Bournes DA, Ferguson-Paré M. Human becoming and 80/20: an innovative professional development model for nurses. Nurs Sci Q. 2007;20(3):237-53. doi: https://doi.org/10.1177/0894318407303126. https://doi.org/10.1177/0894318407303126...
) |
Avaliar a implementação do modelo 80/20 HBPCC. |
Mista |
Satisfação da equipe do NRC+Picker Canadá |
Comprometimento do indivíduo, planos de carreira, qualidade do atendimento, prestação de cuidados centrados no paciente, comunicação, respeito, reconhecimento/compensação, trabalho em equipe, ambiente de aprendizagem práticas de trabalho, ambiente físico e segurança, questões da vida profissional e fatores que reduzem estresse no trabalho. |
As pontuações de satisfação das enfermeiras na unidade de estudo foram mais altas do que as de outras comunidades e hospitais universitários em Ontário. E o custo de fornecer educação sobre a prática centrada no paciente foi apoiado por escores mais altos de satisfação do paciente da enfermeira, compensado por uma redução no tempo de doença, horas extras e rotatividade. |
A teoria de enfermagem centrada no paciente tem a capacidade de transformar o ambiente de trabalho e a qualidade do atendimento ao paciente, beneficiando tanto enfermeiras quanto pacientes. |