Acessibilidade / Reportar erro

Necessidades de saúde das mulheres feirantes: acesso, vínculo e acolhimento como práticas de integralidade

Necesidades de las mujeres de feria: acceso, enlaces y recepción como las prácticas integridad

RESUMO

Objetivo

Analisar as necessidades de saúde das mulheres feirantes do Mercado Público de um município do Nordeste do Brasil.

Método

Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com quinze mulheres feirantes de um mercado público. A produção de dados incluiu entrevistas semiestruturadas, de abril a maio de 2016.

Resultados

Os dados foram analisados mediante a técnica análise de conteúdo, emergindo a seguinte categoria temática: “Necessidades de acesso aos serviços de saúde e práticas profissionais humanizadas”. As mulheres participantes do estudo destacaram a garantia do acesso, vínculo e acolhimento como práticas propulsoras para o reconhecimento das necessidades de saúde, enfrentamento do processo saúde-doença e integralidade do cuidado.

Conclusões

O acolhimento com identificação das necessidades e produção de vínculo contribuirá para que as feirantes se reconheçam como sujeitos de suas necessidades, fortalecendo sua autonomia, o empoderamento e o autocuidado.

Necessidades e demandas de serviços de saúde; Cuidados de enfermagem; Trabalho feminino; Assistência integral à saúde

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br