Acessibilidade / Reportar erro

Resiliência de pessoas com diabetes mellitus durante a pandemia da COVID-19

RESUMO

Objetivo:

Analisar a resiliência de pessoas com diabetes mellitus durante a pandemia da COVID-19.

Método:

Estudo transversal realizado com 235 pessoas com diabetes por meio de um formulário compartilhado em mídias sociais com dados sociodemográficos e clínicos e a escala de resiliência de Connor-Davidson validada para o contexto brasileiro. Os escores da escala foram comparadas com dados sociodemográficos e clínicos pelos testes t de Student, análise de variância e Mann-Whitney.

Resultados:

A pontuação média da escala de resiliência foi 63,58+14,5. Os maiores escores de resiliência foram evidenciados em homens, pessoas com maior renda, maior escolaridade, usuários de antidiabéticos orais, que tinham alimentação saudável e que realizavam atividade física e acompanhamento com a equipe de saúde.

Conclusão:

A média da resiliência foi inferior ao escore evidenciado na literatura e os grupos com escores mais altos tinham melhores comportamentos de saúde.

Palavras-chave:
Diabetes mellitus; COVID-19; Resiliência psicológica; Prevenção de doenças; Equipe de assistência ao paciente; Saúde mental; Enfermagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br