RESUMO
Objetivo: Desenvolver um modelo de cuidado espiritual para pacientes e familiares no adoecimento.
Metodologia: Estudo qualitativo que utilizou como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e metodológico a Teoria Fundamentada em Dados por Charmaz. Realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 participantes e validação do Modelo por um grupo de expertise, de março a maio de 2016 em Hospital Universitário do sul do Brasil. Na análise dos dados foram realizadas as codificações: inicial, focalizada, axial e teórica.
Resultados: As categorias que estruturaram o Modelo foram Situando a espiritualidade no seu viver; Exercitando a espiritualidade na vida; Percebendo o papel da equipe de enfermagem no cuidado espiritual; Identificando as manifestações das necessidades espirituais; Colocando a espiritualidade como prioridade no cuidado e Ressignificando o adoecimento.
Conclusão: A construção do modelo possibilitou uma compreensão e interpretação conceitual sobre o cuidado espiritual na enfermagem e delineadas as conexões entre a equipe de enfermagem, os pacientes e familiares.
Palavras-chave: Papel do profissional de enfermagem; Espiritualidade; Cuidados de enfermagem; Modelos de enfermagem; Enfermagem; Teoria fundamentada