Acessibilidade / Reportar erro

Reflexões baseadas no Tidal Model sobre no conceito de psicose

RESUMO

Objetivo:

Refletir sobre o conceito de psicose usando o referencial do Tidal Model.

Método:

Estudo reflexivo desenvolvido a partir do livroEl modelo Tidal: salud mental, reivindicación y recuperación de Phil Barker e Poppy Buchanan-Barker e demais textos. Resultados: A reflexão organizou-se em três eixos de discussão: “O Tidal Model”, “A metáfora, a psicose e o domínio do eu” e “O Tidal Model, a não linearidade e a psicose: sinergismos com a política de saúde mental brasileira”.

Considerações finais:

O Tidal Model abrange o conceito de psicose, além de ser sinérgico aos aspectos da reforma psiquiátrica e as políticas de saúde mental do Brasil. As limitações do estudo estão relacionadas ao fato de apresentarem apenas aproximações iniciais e gerais sobre a relação entre o conceito de psicose e o Tidal Model, sendo necessário o aprofundamento desse conhecimento no contexto específico da prática assistencial.

Palavras chave:
Saúde mental; Enfermagem psiquiátrica; Teoria de enfermagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br