Acessibilidade / Reportar erro

Qualificação da passagem de plantão em unidade obstétrica durante período pandêmico: reinvenções e aprendizados

RESUMO

Objetivo:

Qualificar a passagem de plantão em Unidade Obstétrica durante período pandêmico da COVID-19, por meio da Educação Permanente em Saúde.

Método:

Pesquisa-ação realizada na região sul do Brasil. A investigação foi conduzida a partir de entrevistas com profissionais e alunos da saúde e os dados foram analisados pela técnica Reflexive. Já as intervenções ocorreram nos diferentes turnos de trabalho, com o apoio de um álbum seriado como recurso didático e educativo.

Resultados:

A análise dos dados possibilitou o registro de vivências e a delimitação de duas categorias temáticas: De abordagens tradicionais à reinvenção da aprendizagem no trabalho em saúde; e Do conformismo ao crescimento profissional.

Conclusão:

A passagem de plantão em Unidade Obstétrica, por meio da Educação Permanente em Saúde, possibilitou o aprendizado autônomo, interativo e cooperativo; despertou o desejo de transcender a rotina de trabalho; e intuiu à necessidade de (re)significar continuamente o processo de trabalho em saúde.

Descritores:
Pandemias; COVID-19; Educação continuada; Sistema de aprendizagem em saúde; Salas de parto

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br