Acessibilidade / Reportar erro

Práticas culturais de cuidados à saúde e doença de idosos descendentes de ucranianos

RESUMO

Objetivo:

Interpretar as práticas culturais de cuidados à saúde e doença dos idosos descendentes de ucranianos.

Método:

Pesquisa qualitativa desenvolvida com dois familiares informantes-gerais e 22 idosos informantes-chave, no período de agosto de 2017 a março de 2020, em uma comunidade rural, analisadas por meio de domínios, taxonomias e tema cultural. O tema cultural está alicerçado na Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural.

Resultados:

Emergiram quatro domínios e taxonomias culturais e um tema cultural. No tema cultural, o termo “pureza” representa as práticas que podem ser mantidas pelos idosos, família e comunidade. O termo “face oculta de perigo” são práticas que necessitam de negociações e reestruturações, porém, ocupam um espaço valoroso de preservação cultural.

Considerações finais:

As práticas culturais de cuidados à saúde e doença dos idosos foram moldadas tanto pela cultura de origem ucraniana, como também pela cultura de seu pertencimento atual, a brasileira.

Palavras chave:
Cultura; Saúde do idoso; Grupos étnicos

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br