Acessibilidade / Reportar erro

Zika vírus: conhecimentos, percepções, e práticas de cuidados de gestantes infectadas

Zika virus: conocimientos, percepciones, y prácticas de cuidados de gestantes infectados

Resumo

OBJETIVO

Compreender os conhecimentos, as percepções e as práticas de cuidados de mulheres que contraíram o Zika vírus na gestação.

MÉTODOS

Estudo qualitativo, descritivo-exploratório. A coleta de dados ocorreu com 10 mulheres que contraíram o Zika vírus na gestação, através de entrevista aberta, em um município da Região Centro-Oeste, Brasil, em 2017. A análise de conteúdo temática permitiu apresentar duas categorias. O estudo respeitou os aspectos éticos para as pesquisas com seres humanos.

RESULTADOS

O conhecimento das gestantes infectadas se mostrou reduzido a poucas informações, sendo a fonte das informações a internet e a televisão, com pouca expressão dos serviços de saúde. Medo e a preocupação com o bebê estão presentes nos sentimentos influenciando as práticas de cuidado no período da gestação.

CONCLUSÃO

As gestantes recebem poucas informações dos serviços de saúde e suas práticas de prevenção se relacionam com o medo de transmitir a infecção para o bebê durante a gestação.

Palavras-chave:
Zika vírus; Aedes; Infecção; Gestantes; Cuidado pré-natal; Microcefalia

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br