RESUMO
Objetivo:
Avaliar a efetividade do processo de higienização das mãos após a participação de estudantes do Ensino Fundamental em uma atividade educativa, com uso de uma tecnologia digital automatizada, denominada robô tutor.
Método:
Estudo quase-experimental desenvolvido em 2019 com estudantes do Ensino Fundamental I (n=203). Foi realizada higienização das mãos com solução fluorescente antes e após a participação em atividade educativa com um robô tutor. As imagens foram registradas em câmara escura e os dados relacionados à área de residência, série, sexo, posição das mãos e lateralidade foram analisados por Anova e Post-Hoc de Holm-Sidak (p≤0,05).
Resultados:
Todas as condições estudadas melhoraram o processo de higienização das mãos após atividade com o robô tutor. Não houve associação entre série, sexo e mão dominante e o desempenho no processo de higienização das mãos, porém, estudantes da área urbana apresentaram desempenho melhor do que os provenientes de área rural.
Conclusão:
A atividade com o robô tutor representou um recurso importante para a realização de ações de educação em saúde a respeito da higienização das mãos, e pode também ser testada em outros cenários e populações.
Descritores:
Higiene das mãos; Estudantes; Educação em saúde