Acessibilidade / Reportar erro

Satisfação e autoconfiança de estudantes de enfermagem como atuantes e observadores em simulação realística

RESUMO

Objetivo:

Analisar a satisfação e a autoconfiança de estudantes de Enfermagem com a aprendizagem, nos papéis de atuantes e observadores, em cenários de simulação realística.

Método:

Estudo observacional com 44 estudantes de Enfermagem de instituições de ensino superior do sul do país. A coleta de dados foi no período de setembro a novembro de 2018, através da Escala de Satisfação e Autoconfiança com a Aprendizagem após participação em cenários de simulação realística. Os dados foram analisados através da estatística descritiva e do modelo de Equações de Estimativas Generalizadas complementado por Bonferroni.

Resultados:

O nível de satisfação foi de 4,78 (± 0,35) e o de autoconfiança com a aprendizagem, de 4,46 (± 0,39). Os alunos dos 8º e 9º semestres foram os que apresentaram maiores médias em relação aos demais no fator da autoconfiança (p < 0,001).

Conclusão:

Conclui-se que não houve diferença estatisticamente significativa na satisfação e na autoconfiança com a aprendizagem de estudantes de Enfermagem com papéis diferentes no cenário de simulação.

Palavras-chave:
Educação em enfermagem; Treinamento com simulação de alta fidelidade; Segurança do paciente; Estudantes de enfermagem; Aprendizagem baseada em problemas; Ensino

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br