RESUMO
Objetivo:
Analisar a satisfação e a autoconfiança de estudantes de Enfermagem com a aprendizagem, nos papéis de atuantes e observadores, em cenários de simulação realística.
Método:
Estudo observacional com 44 estudantes de Enfermagem de instituições de ensino superior do sul do país. A coleta de dados foi no período de setembro a novembro de 2018, através da Escala de Satisfação e Autoconfiança com a Aprendizagem após participação em cenários de simulação realística. Os dados foram analisados através da estatística descritiva e do modelo de Equações de Estimativas Generalizadas complementado por Bonferroni.
Resultados:
O nível de satisfação foi de 4,78 (± 0,35) e o de autoconfiança com a aprendizagem, de 4,46 (± 0,39). Os alunos dos 8º e 9º semestres foram os que apresentaram maiores médias em relação aos demais no fator da autoconfiança (p < 0,001).
Conclusão:
Conclui-se que não houve diferença estatisticamente significativa na satisfação e na autoconfiança com a aprendizagem de estudantes de Enfermagem com papéis diferentes no cenário de simulação.
Palavras-chave:
Educação em enfermagem; Treinamento com simulação de alta fidelidade; Segurança do paciente; Estudantes de enfermagem; Aprendizagem baseada em problemas; Ensino