RESUMO
Objetivo: Identificar na literatura métodos e técnicas de debriefing utilizados no processo de ensino e aprendizagem na simulação em enfermagem.
Métodos: Revisão integrativa, nas bases de dados PubMed/MEDLINE®, LILACS, Scopus e CINAHL®, com os descritores “enfermagem”, “educação em enfermagem”, respectivos termos em inglês e espanhol e a palavra chave “debriefing” Incluíram-se 12 estudos primários, nos idiomas português, inglês e espanhol, de janeiro de 2008 a dezembro de 2018. Utilizou-se análise qualitativa para categorização dos domínios.
Resultados: Identificaram-se os métodos de debriefing Meaningful Learning; based on principles of transfer of learning; model of clinical reasoning, interprofissional, com bom julgamento e estruturado, e técnicas self-debriefing; oral; Eye-Tracking; videoassistido e written debriefing.
Conclusões: Sobressaíram-se o método estruturado e a técnica oral com vídeo. Um método não foi superior ao outro, mas eficaz para determinada proposta. Não foram encontrados estudos nacionais. Sugere-se, pesquisas sobre a eficácia dos métodos e técnicas debriefing na enfermagem.
Palavras-chave: Enfermagem; Educação em enfermagem; Debriefing; Tecnologia educacional; Simulação
ABSTRACT
Objective: To identify in the literature methods and techniques of debriefing used in teaching and learning in nursing simulation.
Methods: Integrative review of PubMed/MEDLINE®, LILACS, Scopus and CINAHL® databases, with the descriptors "nursing", "nursing education", respective terms in English and Spanish, and the keyword "debriefing". Twelve primary studies, in Portuguese, English and Spanish, from January 2008 to December 2018 were included. Qualitative analysis was used to categorize the domains.
Results: The identified meaningful learning methods were based on principles of transfer of learning; model of clinical reasoning, interprofessional, with good judgment and structured and self-debriefing techniques, oral, eye-tracking, video-assisted and written debriefing.
Conclusions: The structured method and the oral technique with video were outstanding. One method was not superior to the other but effective for a particular proposal. No national studies have been found. Research should be conducted on the effectiveness of nursing debriefing methods and techniques.
Keywords: Nursing. Education; nursing; Debriefing; Educational technology; Simulation
RESUMEN
Objetivo: Identificar en la literatura los métodos y técnicas de análisis utilizados en el proceso de enseñanza y aprendizaje en la simulación de enfermería.
Métodos: Revisión integradora en las bases de datos PubMed/MEDLINE®, LILACS, Scopus y CINAHL®, con los descriptores “enfermería”, “educación de enfermería”, términos respectivos en inglés y español y la palabra clave “interrogatorio”. Doce estudios primarios en portugués, inglés y español, desde enero de 2008 hasta diciembre de 2018. Se utilizó el análisis cualitativo para clasificar los dominios.
Resultados: Se identificaron los métodos de análisis significativo de información; Basado en principios de transferencia de aprendizaje; modelo de razonamiento clínico, interprofesional, bien juzgado y estructurado, y técnicas de autoinforme; oral Seguimiento de los ojos; Video asistido y redacción de informes.
Conclusiones: Se destaca el método estructurado y la técnica oral con video. Un método no era superior a otro, pero era efectivo para una propuesta dada. No se encontraron estudios nacionales. Se sugiere, investigación sobre la efectividad de los métodos y técnicas de interrogatorio en enfermería.
Palabras clave: Enfermería; Educación en enfermería; Interrogatorio; Tecnología educacional; Simulación
INTRODUÇÃO
A crescente complexidade dos sistemas de saúde, associada à maior conscientização dos direitos dos usuários, provocou a exigência de enfermeiros capazes de se adaptarem a esse novo cenário1. A formação inicial e continuada em enfermagem, utilizando a simulação como estratégia auxiliar ao processo de ensino-aprendizagem, é considerada, na atualidade, um dos melhores recursos para o aperfeiçoamento da habilidade de reflexão, raciocínio clínico e desenvolvimento de competência2.
A simulação é uma estratégia de ensino e aprendizagem ativa, em que há aplicação de cenários que imitam situações da vida real, e propiciam participação ativa e prática reflexiva dos participantes, composta por três fases, a saber: preparação, participação e debriefing2-4.
A fase de preparação é dividida em pré-simulação, que aborda o oferecimento de materiais didáticos para ensino do tema proposto, e em pré-briefing ou briefing, fase introdutória, que antecede a cena e expõe os aspectos pertinentes à simulação, para orientação dos participantes4. A fase de participação, também denominada “cenário”, é o momento de desenvolvimento da vivência de forma prática4. Já o debriefing é um processo analítico de reflexão, realizado após ou durante o cenário de simulação, que propicia o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes nos envolvidos5-8. A prática do debriefing é considerada responsável por cerca de 80% da aprendizagem adquirida pelos participantes em uma simulação, refletindo valor inestimável para a educação9.
Uma variedade de termos é identificada na literatura para descrever os elementos do debriefing, incluindo método, modelo, processo, fases, seções, partes, componentes, etapas, técnicas, estratégias, estilos, tipos, abordagens, características e considerações. Esses termos são utilizados de forma intercambiável, o que dificulta a determinação de uma linguagem precisa, que clarifique o que se pretende estudar10. Desta forma, na intencionalidade de padronizar a terminologia e eliminar possíveis confusões conceituais, o termo “método” é utilizado aqui para denominar a estrutura de debriefing a ser adotada, e a palavra “técnica” significa a forma como o debriefing é viabilizado10.
Mais de 30 métodos e 10 técnicas de debriefing surgiram na última década. Porém, ainda há escassez de estudos bem delineados, voltados para o desenvolvimento da competência da enfermagem por meio deste processo, fato que contribui diretamente para a lacuna de conhecimento existente sobre o método e a técnica de debriefing mais efetivos para este propósito1,10-13. Para garantir o desenvolvimento de competência por meio da simulação na enfermagem, com rigor e excelência, é imperativo que o profissional responsável pela realização do debriefing tenha consistência e embasamento científico para a escolha e a condução do método e da técnica a serem empregados11-14. Diante do exposto, considera-se fundamental fomentar a discussão sobre os métodos e as técnicas de debriefing utilizados para a simulação na enfermagem. Desta forma, o objetivo desta revisão integrativa é identificar na literatura métodos e técnicas de debriefing utilizados no processo de ensino e aprendizagem na simulação em enfermagem.
MÉTODOS
Trata-se de revisão integrativa de literatura, no âmbito da simulação em enfermagem, sobre métodos e técnicas de debriefing empregados no processo de ensino e aprendizagem.
Seguiram-se as seguintes etapas: seleção da questão da revisão, definição da amostragem, definição das características da pesquisa primária, análise dos achados, interpretação dos resultados e reprodução da revisão15.
As buscas foram realizadas de maio a julho de 2018, utilizando-se a estratégia PICO (acrônimo de patient, intervention, comparison, outcomes)16, para descrever os seguintes elementos: “P” referiu-se aos estudantes e profissionais de enfermagem; “I” à aplicação de métodos e técnicas de debriefing; “C” não se aplicou na presente revisão; e “O” à educação em enfermagem. Desta forma, estruturou-se a questão: Quais as evidências científicas disponíveis na literatura quanto aos métodos e às técnicas de debriefing capazes de viabilizar o processo de educação em enfermagem? Empregaram-se as seguintes bases de dados: PubMed/MEDLINE®, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scopus e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL). Foram utilizados descritores e palavras-chave para realizar a busca dos estudos. Os descritores presentes nos Descritores de Ciências da Saúde (DeCS) foram “enfermagem” e “educação em enfermagem”, além de seus equivalentes no idioma inglês no Medical Subjects Headings (MESH). O termo “debriefing” foi utilizado como palavra-chave, para maior especificidade sobre o tema durante a busca. Para realizar, a busca nas bases de dados selecionadas, dois pesquisadores independentes, simultaneamente, procederam à coleta, empregando a mesma combinação de termos. O quadro 1 descreve as estratégias de busca utilizadas nas bases de dados.
Foram incluídos estudos primários que respondessem à questão quanto aos métodos e técnicas de debriefing, capazes de viabilizar o processo de educação na enfermagem, publicados no período de janeiro de 2008 a dezembro 2018 − recorte temporal justificado pela ênfase nas práticas pedagógicas transformadoras, dispostas nas Diretrizes Curriculares Nacionais compreendidas neste período17. Consideraram-se artigos publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, em periódicos científicos e disponíveis eletronicamente. Revisões da literatura, editoriais, resenhas, relatos de experiências, estudos de caso, reflexões teóricas, dissertações, teses, monografias e resumos publicados em anais de eventos foram excluídos.
Utilizou-se o instrumento proposto por Ursi e Galvão18 para coleta de dados, apresentando os seguintes tópicos: identificação do artigo (título, número do estudo, autores, nível de evidência, local e ano da publicação), delineamento metodológico, e informações sobre os métodos e as técnicas de debriefing apresentados. Para classificar o Nível de Evidência dos estudos, considerou-se a proposta de Melnyk et al.19. A avaliação dos estudos foi realizada por dois revisores de forma independente, e os discordantes foram encaminhados para um terceiro revisor, expert na área, para comum acordo. O gerenciador de referências bibliográficas EndNote Basic, foi utilizado para organizar os registros encontrados nas buscas20. Para apresentar o percurso de seleção dos estudos, utilizou-se o fluxograma proposto nas recomendações Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA)21 (Figura 1).
Fluxograma do processo de identificação, seleção e inclusão dos estudos, elaborado a partir da recomendação PRISMA
Na análise descritiva, foram realizadas a leitura dos artigos na íntegra e a categorização dos achados em dois domínios: métodos debriefing, abordando os modelos estruturais utilizados na enfermagem, e técnicas de debriefing, com enfoque nas estratégias que viabilizam o processo. A maior quantidade de estudos foi identificada na base de dados PubMed, configurando 479 artigos, seguida pela base Scopus, que destacou 401 estudos. Já na base CINAHL foram encontrados 312 artigos, na LILACS 6 e na Web of Science 5 artigos.
RESULTADOS
Foram elegíveis para a amostra final desta revisão 13 estudos primários. Os quadros 2 a 4 evidenciam os autores dos estudos incluídos na revisão, país de origem do estudo, classificação do nível de evidência, delineamento dos estudos, métodos e técnicas de debriefing utilizados na simulação em enfermagem e seus autores precursores.
DISCUSSÃO
O reduzido número de estudos que compuseram esta revisão pode revelar a incipiente exploração dos métodos e técnicas de debriefing mais adequados para a simulação em enfermagem. Identificaram-se principalmente os seguintes métodos; debriefing Meaningful Learning; debriefing based on principles of transfer of learning; debriefing model of clinical reasoning; debriefing interprofissional, debriefing com bom julgamento e debriefing estruturado.
O debriefing Meaningful Learning usa o “questionamento Socrático”, o professor não dá respostas diretas às perguntas dos alunos, mas retorna uma série de questionamentos para que o próprio aluno chegue a melhor resposta, ocasionando reflexão sobre a prática clínica33.
A capacidade de generalizar as habilidades aprendidas, projetando-as em vivencias reais é abordada pelo método de debriefing chamado de debriefing based on principles of transfer of learning, em que o aprendiz usa vivências do passado ou situações futuras para tornar significativas as cenas propostas na simulação23.
O método de debriefing “model of clinical reasoning” (OPT), promove a reflexão dos alunos por meio da comparação do estado clínico atual do paciente e o estado clínico desejado, com foco na identificação e avaliação de diagnósticos de enfermagem24.
Para abordar o trabalho em equipe, a enfermagem utiliza o método de debriefing denominado “debriefing interprofissional”, configurando-se em um modelo que valoriza conhecimentos, habilidades e atitudes em um contexto multiprofissional de trabalho e a competência de colaboração25. Já, o método de debriefing com bom julgamento especifica um processo de reflexão que auxilia os alunos a resolverem dilemas clínicos e comportamentais levantados pela simulação por meio de autorreflexão e a mudança de comportamento33.
Notou-se, porém, que o método de debriefing estruturado é comumente utilizado no processo de ensino e aprendizagem na enfermagem, e identifica-se dois estilos principais de reflexão estruturada: estruturas trifásicas, compostas por debriefing dividido em três fases distintas; e as estruturas multifásicas, compostas por mais de três fases para reflexão40.
As estruturas de debriefing trifásicas são mais comuns do que as multifásicas na enfermagem40, corroborando os achados da presente revisão, que também apresentam modelos trifásicos de debriefing. O modelo trifásico de debriefing estruturado mais utilizado foi desenvolvido por Rudolph et al., caracterizado pelas etapas de reação, análise e síntese8,40, evidenciadas nesta revisão. Neste modelo de debriefing estruturado, a fase de reação, permite a liberação de emoções e tensões dos participantes, a fase de análise aborda a exposição dos acontecimentos, a discussão e a articulação com a literatura, e a síntese, consiste na revisão das lições aprendidas e exposição dos objetivos, aspectos positivos e pontos de melhorias3,38,41.
Liberar e tranquilizar as emoções durante a fase de reação é fundamental para o aprendizado na simulação, visto que este processo ocasiona ansiedade e estresse em seus participantes, afetando o raciocínio42.
As fases de análise e síntese, por sua vez, promovem a reflexão, que é um aspecto crucial na aprendizagem, pois modifica comportamentos, a partir dos conhecimentos adquiridos e da interpretação de situações vivenciadas43. Estudos têm identificado que estudantes de enfermagem que participam do debriefing estruturado e sintetizam todos os componentes de uma experiência simulada em um contexto significativo para eles2,26 têm maior facilidade para reflexões mais assertivas e abrangentes24, desenvolvem o pensamento crítico e a capacidade de integrar novas informações, e melhoram a habilidade de julgamento clínico26. Na atualidade, é crescente o corpo de evidências avaliando métodos de debriefing, porém, a escolha de um determinado método geralmente ocorre baseado na preferência pessoal do facilitador, desconsiderando, muitas vezes, o contexto e os objetivos4. Independente do estilo de debriefing adotado, uma sessão de reflexão organizada em fases, com objetivos de aprendizagem claros e precisos, configura tarefa extremamente difícil para o professor mediador, pelo desafio de lidar com o inesperado, converter dificuldades em realizações e alcançar o aprendizado significativo44-45.
Como o contexto e os objetivos da simulação são diversos, o valor educacional e o impacto do debriefing dependem desta intencionalidade, e métodos específicos podem ser úteis, conforme a situação proposta − o que pode indicar que um método não é superior ao outro, mas mais eficaz para atingir determinada meta46.
Quanto à exploração da categoria sobre as técnicas de debriefing mais comuns para a simulação na enfermagem, identificaram-se as técnicas denominadas self-debriefing; debriefing Eye-Tracking; written debriefing; debriefing oral e técnica de debriefing videoassistida.
A técnica de self-debriefing é aquela em que os participantes realizam o debriefing sem o auxílio de um facilitador ou instrutor35, de utilização mais simples quando comparada a técnica denominada Eye tracking, uma tecnologia de rastreamento ocular que consegue captar os movimentos dos participantes durante a cena simulada e apontar comportamentos que norteiam e facilitam o debriefing39. Quanto a técnica chamada “written debriefing” condiz ao debriefing realizado de forma escrita, individualmente, por meio eletrônico ou em conjunto, por Blog, incluindo as descrições das observações e relatos dos participantes37.
Houve destaque para o debriefing oral associado ao de debriefing videoassistido. Dois estudos, realizados com estudantes de enfermagem47 e profissionais de saúde48, não identificaram diferença estatisticamente significativas entre as duas técnicas quanto ao desempenho dos envolvidos, sugerindo que os educadores de enfermagem podem utilizar tanto uma quanto o outra para atingir resultados de aprendizagem na simulação46.
Estudo abordando tais técnicas, realizado com alunos de enfermagem para determinar os efeitos da técnica de debriefing quanto à redução do estresse psicofisiológico dos participantes em uma simulação, não obteve diferença significativa sobre tais respostas49.
Revisão integrativa sobre as melhores evidências científicas disponíveis quanto ao debriefing videoassistido em comparação à técnica de debriefing oral encontrou 14 estudos envolvendo a temática50, e concluiu que os resultados destas publicações são altamente heterogêneos quanto à eficácia do debriefing videoassistido. Além disso, o nível de evidência das publicações sugere a elaboração de estudos mais consistentes relacionadas à estrutura de debriefing, ao desenho do estudo e à descrição da randomização49. Deve haver, portanto, aprofundamento nas pesquisas científicas quanto à eficácia da técnica de debriefing videoassistida, que frequentemente é citada como o padrão-ouro em comparação ao debriefing oral, configurando-se um empirismo quanto às evidências de benefícios educacionais da associação de ambas as técnicas50. A incipiência de resultados sem significância estatística na maioria dos estudos incluídos foi considerada uma limitação neste estudo, ainda que quase todos possuam amostragens representativas de suas populações e também evidenciem outras características, como a satisfação dos participantes com os métodos ou técnicas abordadas.
CONCLUSÃO
Os principais métodos debriefing utilizados para o processo de ensino e aprendizagem na enfermagem são: com aprendizagem significativa, baseado em princípios de transferência de aprendizagem, com uso do outcome-present state-test, interprofissional, com bom julgamento e estruturado. Já as técnicas de debriefing frequentemente utilizadas foram a oral, oral associada à videoassistida, com rastreamento ocular (eye-tracking), escrita e autodebriefing. Destas, sobressaíram o método de debriefing estruturado e a associação da técnica oral e debriefing videoassistido. Um método não foi superior ao outro − mas mais eficaz para atingir determinada proposta. Esta revisão integrativa contribuiu para o ensino, a pesquisa e a assistência na enfermagem, ao sintetizar o conhecimento acerca dos métodos e das técnicas de debriefing voltados para a simulação, e ao facilitar a escolha de docentes em enfermagem e enfermeiros quanto às melhores práticas para o planejamento e a realização do debriefing. Não foram encontrados estudos brasileiros que testassem os métodos e as técnicas de debriefing. Sugere-se, portanto, o desenvolvimento de estudos que comparem a eficácia dos métodos e as técnicas de debriefing na simulação na enfermagem, explorando novas abordagens.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
09 Abr 2020 -
Data do Fascículo
2020
Histórico
-
Recebido
30 Maio 2019 -
Aceito
27 Ago 2019