Acessibilidade / Reportar erro

Comportamento e reação da criança ao atendimento odontológico, quando submetida a oficinas de brincar antes e após o tratamento

RESUMO

Objetivo

Estratégias para preparar a criança com atividades lúdicas, a fim de estabelecer uma relação amigável inicial entre paciente e dentista, são amplamente utilizadas como um meio de amenizar comportamentos inconsistentes e emoções negativas durante o tratamento odontológico. Assim, os objetivos deste estudo foram avaliar as emoções das crianças antes e depois de realizar atividades lúdicas e ao final do tratamento odontológico, bem como avaliar o comportamento infantil.

Methods

Participaram deste estudo 74 crianças, meninos e meninas, com idades entre 4 e 10 anos, que frequentaram a Clínica de Odontopediatria por dois semestres consecutivos. As crianças responderam como se sentiram através do deck de emoções durante as três etapas. Além disso, dados sobre comportamento e procedimentos também foram coletados.

Results

Foram avaliadas 468 emoções, das quais 69 (14,75%) foram negativas e 399 (85,25%) foram positivas; a alegria foi a de maior frequência nos três momentos avaliados. Foram observadas 128 (82,05%) emoções positivas antes, 133 (85,25%) após as atividades lúdicas e 136 (87,18%) das emoções positivas após o tratamento odontológico. Quanto às emoções negativas, 28 (17,94%) eram anteriores, 23 (14,74%) após atividades lúdicas e 20 (12,82%) após tratamento. Em relação ao comportamento, apenas 9 (5,77%) não foram registrados como cooperativos, enquanto 147 colaboraram (94,23%).

Conclusion

Portanto, foi possível concluir que a maioria dos pacientes apresentou emoções positivas nos diferentes momentos avaliados e as emoções negativas foram observadas principalmente antes das atividades lúdicas, apresentando redução após o atendimento odontológico. A maioria dos pacientes demonstrou comportamento cooperativo.

Termos de indexação
Ansiedade; Medo; Odontopediatria

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br