Acessibilidade / Reportar erro

Incidência e qualidade de obturações de canais radiculares em estudantes de graduação em Odontologia

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi avaliar a incidência do tratamento endodôntico e a qualidade das obturações de canais radiculares numa população de estudantes de odontologia brasileiros. O estudo foi semelhante a estudos prévios realizados há 10, 20, 30 e 40 anos.

Métodos:

Um total de 407 estudantes de odontologia foi avaliado por meio de questionários para identificação de tratamentos endodônticos, sendo cada tratamento radiografado para a análise da presença de radioluscência periapical e a qualidade da obturação endodôntica.

Resultados:

Foram encontrados 40 canais radiculares obturados, sendo 32 (80%) com adequada obturação, sete (17,5%) com subobturação e um (2,5%) sobreobturado.

Conclusão:

Este estudo mostrou uma baixa prevalência de tratamento endodôntico em estudantes de odontologia, e os tratamentos avaliados apresentaram alta qualidade, com poucos casos sugerindo lesões periapicais.

Termos de indexação
Estudantes de Odontologia; Endodontia; Obturação do canal radicular; Radiografia; Tratamento endodôntico

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br