Acessibilidade / Reportar erro

Cárie-dentária em pré-escolares: efeitos das desigualdades sociais e impactos de projeto de extensão universitária

RESUMO

Objetivo

O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência da cárie dentária em pré-escolares de escola pública e privada, avaliando sua associação a fatores socioeconômicos e impactos projeto de extensão universitária.

Métodos

Foram examinados pré-escolares de 5 anos, alocados em 3 grupos: G1 - crianças de colégio privado, sem projeto preventivo em saúde bucal; G2 - crianças de ensino público também sem cuidados preventivos regulares; G3 - pré-escolares de ensino público que recebem cuidados preventivos através de projeto de extensão universitária. As crianças foram examinadas para aferição do índice ceo-d e seus responsáveis foram entrevistados para verificação de fatores socioeconômicos. Para análise dos dados foi utilizado o teste de Fisher e o teste Qui-quadrado

Resultados

A escola referente ao G1 mostrou melhores condições socioeconômicas e bucais, comparada com os grupos G2 e G3. A escolaridade dos pais esteve associada à presença de doença nos filhos, porém, a renda não demonstrou associação.

Conclusão

A cárie dentária foi mais prevalente no grupo com piores indicadores socioeconômicos, e apesar do projeto de extensão universitária em saúde bucal estar presente em uma das situações ele não foi capaz de superar as desigualdades em saúde.

Termos de indexação
Cárie dentária; Pré-escolar; Iniquidade social; Fatores socioeconômicos

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br