Open-access Cárie-dentária em pré-escolares: efeitos das desigualdades sociais e impactos de projeto de extensão universitária

RESUMO

Objetivo  O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência da cárie dentária em pré-escolares de escola pública e privada, avaliando sua associação a fatores socioeconômicos e impactos projeto de extensão universitária.

Métodos  Foram examinados pré-escolares de 5 anos, alocados em 3 grupos: G1 - crianças de colégio privado, sem projeto preventivo em saúde bucal; G2 - crianças de ensino público também sem cuidados preventivos regulares; G3 - pré-escolares de ensino público que recebem cuidados preventivos através de projeto de extensão universitária. As crianças foram examinadas para aferição do índice ceo-d e seus responsáveis foram entrevistados para verificação de fatores socioeconômicos. Para análise dos dados foi utilizado o teste de Fisher e o teste Qui-quadrado

Resultados  A escola referente ao G1 mostrou melhores condições socioeconômicas e bucais, comparada com os grupos G2 e G3. A escolaridade dos pais esteve associada à presença de doença nos filhos, porém, a renda não demonstrou associação.

Conclusão  A cárie dentária foi mais prevalente no grupo com piores indicadores socioeconômicos, e apesar do projeto de extensão universitária em saúde bucal estar presente em uma das situações ele não foi capaz de superar as desigualdades em saúde.

Termos de indexação Cárie dentária; Pré-escolar; Iniquidade social; Fatores socioeconômicos

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