Acessibilidade / Reportar erro

Precisão de software Dolphin na predição do perfil facial de tecidos moles de pacientes Classe II submetidos a cirurgia ortognática

RESUMO

Objetivo:

O presente estudo teve como objetivo analisar a precisão do programa de computador Dolphin Imaging 11.9® na predição cirúrgica do perfil facial dos tecidos moles.

Métodos:

Os pesquisadores projetaram e implementaram um estudo retrospectivo. Utilizou-se uma amostra de 55 pacientes, sendo 14 do sexo masculino e 41 do sexo feminino, com idades entre 19 e 55 anos. Todos os pacientes foram submetidos à cirurgia ortognática bimaxilar combinada com mentoplastia, no perfil facial Classe II de Angle. Os resultados reais dos pacientes foram comparados com os obtidos até um ano e meio após o procedimento cirúrgico. O estudo foi delineado em três fases. Na primeira fase, foram realizadas radiografias cefalométricas pré-operatórias; na segunda fase, foram realizadas cefalometrias pós-operatórias; na terceira fase, as medidas do perfil mole da análise virtual foram comparadas com o perfil pós-cirúrgico real. Os dados foram coletados e submetidos à análise estatística no programa “R”, utilizando o teste t e ANOVA.

Resultados:

Os resultados demonstraram que as medidas A ‘e Eis foram subestimadas em -0,15 ± 0, 52 mm e -0,47 ± 1,05 mm, respectivamente; enquanto as medidas Pg’ e ANL foram superestimadas em 0,76 ± 1,98 mm e 3,31 ± 3,60°, respectivamente. Não houve evidência de medidas, Ls, Li e B’, sendo diferentes entre real e virtual.

Conclusão:

Os resultados deste estudo sugerem que o programa de computador Dolphin 11.9® cumpre a função de preservar com confiabilidade o planejamento cirúrgico virtual.

Termos de indexação
Má oclusão; Má oclusão classe II de Angle; Ortodontia; Cirurgia ortognática

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br