Acessibilidade / Reportar erro

Percepção e expectativa. O que os pacientes realmente querem do tratamento dental?

RESUMO

Objetivo

Avaliar os aspectos subjetivos relacionados à percepção da aparência dental e expectativas de pacientes que recebem tratamento odontológico nas clínicas de graduação da Faculdade de Odontologia de Araçatuba.

Métodos

Foram avaliados 362 pacientes de ambos os sexos com idade superior a 18. O questionário incluiu perguntas sobre dados demográficos, perguntas para avaliar a estética facial e dentária, a satisfação dental e tratamentos considerando a noção dos pacientes de melhorar a estética dental. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva e o teste do qui-quadrado.

Resultados

O fator dentes para análise facial e o fator posicionamento no arco para análise sorriso foram considerados os temas mais importantes a respeito da estética, de acordo com os entrevistados. 67,5% dos pacientes estavam insatisfeitos com a aparência de seus dentes, a insatisfação com a cor foi o fator mais importante (66,8%). O tratamento mais desejado foi o clareamento dental e 85,0% dos pacientes disse sim a ele.

Conclusão

Os pacientes dão grande valor aos dentes sobre a aparência rosto, e ele pode ser visto que os tratamentos estéticos são altamente valorizados em todos os grupos etários. Há uma necessidade de tratamentos para restabelecer a função, mas os tratamentos para melhorar a aparência dentária foram os mais solicitados.

Termos de indexação:
Estética dentária; Satisfação do paciente; Inquéritos e questionários

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br