Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento de acadêmicos acerca do clareamento dental: questões técnicas e éticas

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de conhecimento dos acadêmicos de odontologia da UFES sobre o tratamento clareador caseiro.

Métodos:

Como metodologia, foi realizado um estudo descritivo e transversal por meio da aplicação de questionário a 109 estudantes contendo perguntas sobre o clareamento dental caseiro, cuidados técnicos e possíveis riscos do tratamento. Os dados foram tabulados e submetudos à estatística descritiva.

Resultados:

Do total de estudantes, 88,99% disse conhecer os fatores que limitam ou contraindicam o tratamento clareador; 16,51% dos estudantes reconhecem o peróxido de hidrogênio como possível indutor de câncer bucal; 30,27% dos estudantes realizaram o clareamento dental dentro da Universidade, 44,03% realizaram o clareamento dental fora da Universidade sem supervisão profissional. Além disso, 56,88% acreditam que são necessários anamnese e exame clínico antes de realizar o tratamento clareador.

Conclusão:

Conclui-se que os alunos têm conhecimento limitado sobre determinados pontos do clareamento dental caseiro. Os estudantes conhecem os fatores de risco do tratamento clareador, exceto a respeito do peróxido de hidrogênio ser um possível indutor de câncer bucal. Pode-se inferir que os acadêmicos relevam a importância da associação do exame clínico com a anamnese do paciente antes de se realizar o tratamento clareador. A maioria dos estudantes tem realizado o clareamento dental fora da Universidade, o que chama atenção para reforçar o conhecimento sobre as questões éticas da profissão.

Termos de indexação
Estudantes de Odontologia; Ensino; Clareamento dental

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br