RESUMO
Objetivo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a segmentação de imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico como ferramenta para medir o volume de reabsorção radicular inflamatória externa em dentes permanentes humanos.
Métodos: Um total de 40 imagens de tomografia computadorizada de dentes anteriores permanentes superiores e inferiores com diagnóstico de reabsorção radicular inflamatória externa. As imagens foram exportadas no formato DICOM para o software Materialize MIMICS (versão 10.01; Materialize NV, Bélgica) para segmentação e caracterização das cavidades de reabsorção em termos de localização, quantidade de sitios de reabsorção, relação com locais de reabsorção e avaliação volumétrica nominal e percentual da raiz. Além da avaliação das cavidades de reabsorção radicular e do volume radicular remanescente. Todas as medidas foram realizadas em duplicata e às cegas por um radiologista treinado com intervalo de 30 dias para análise dos coeficientes de correlação intraclasse.
Resultados: As medidas volumétricas nominais das cavidades de reabsorção radicular variaram de 0,6 mm3 a 114,4 mm3 (mediana de 13,2 mm3). O volume percentual de cavidades de reabsorção radicular variou de 0,37% a 39,44% (mediana, 4,73%). O volume nominal de volume radicular remanescente variou de 88 mm3 a 401,3 mm3 (mediana 212,4 mm3). O volume percentual de volume radicular remanescente variou de 60,34% a 99,63% (mediana, 95,37%).
Conclusões: Os resultados deste estudo preliminar sugerem que a segmentação é uma ferramenta eficaz e reprodutível para medir o tamanho volumétrico das cavidades com reabsorção radicular inflamatória externa. Mais estudos longitudinais são necessários para explorar a utilidade da segmentação de imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico na melhoria do diagnóstico de reabsorção radicular inflamatória externa e no apoio à tomada de decisões para o tratamento de tais condições.
Termos de indexação Tomografia computadorizada de feixe cônico; Odontologia; Reabsorção a raiz